IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa libera animais de estimação no trabalho para motivar funcionários

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

13/09/2012 06h06

Toda sexta-feira, um dos funcionários da SimGroup, que desenvolve ações motivacionais para empresas, está liberado para levar seu animal de estimação ao trabalho. É o chamado PetDay, uma forma de descontrair o ambiente corporativo e motivar o pessoal sem onerar o caixa da empresa. 

A permissão é dada após um sorteio entre os 60 colaboradores. Segundo Sueli Brusco, diretora-executiva da empresa, o dono do animal se envaidece diante do sucesso que faz e o bichinho vira motivo para bate-papos e interações até entre os colaboradores que não são tão próximos. 

“A ideia foi inspirada numa pesquisa feita nos Estados Unidos pela Escola de Comércio da Virginia, que indica que a presença de cães no local de trabalho contribui para a redução do estresse e aumenta a produtividade. Antes de implantar a iniciativa, fizemos uma pesquisa interna e vimos que a adesão do grupo foi boa”, afirma.

A empresa ainda adota outras iniciativas. Um diretor de auto-estima, Luis Antônio Correa de Faria, que é portador de síndrome de down, envia, diariamente, mensagens motivacionais por e-mail e, nas comemorações dos aniversariantes do mês, os funcionários podem levar instrumentos musicais. 

“As pessoas precisam estar integradas no ambiente de trabalho, assim, a comunicação e o serviço fluem melhor. No entanto, é preciso entender o segmento da empresa e dos colaboradores, fazer uma pesquisa interna e ver quais ações melhor se encaixam. O retorno é grande, pessoas satisfeitas e felizes rendem mais e ficam mais criativas”, diz a diretora. 

Benefícios a funcionários ajudam a reter talentos

Os benefícios oferecidos aos funcionários podem se tornar um diferencial competitivo na retenção de talentos, principalmente para as micros e pequenas empresas que, geralmente, não pagam os salários mais altos do mercado.

Mas, se os pequenos negócios não têm recursos para grandes remunerações, também não têm para oferecer muitos benefícios. Nessas horas, o ambiente de trabalho mais informal das pequenas empresas torna-se aliado dos empresários.

Além dos benefícios obrigatórios previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os empreendedores podem oferecer agrados de valor intangível, que não pesam no fluxo de caixa e motivam os colaboradores.

Ana Paula Pagan, consultora de Recursos Humanos e gerente de consultoria da StautRH, diz que é possível adotar medidas simples, como abrir o local de trabalho para visita de familiares e oferecer horário flexível. “As pequenas empresas têm menos funcionários, então, para elas, é mais fácil ser flexível. O controle de pessoas não precisa ser tão burocratizado”, declara.

Ações beneficiam os funcionários e a empresa

Benefícios obrigatórios

Os benefícios previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) são salário, férias remuneradas, vale-transporte, 13° salário, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade. Outros benefícios como vale-alimentação, assistência médica e odontológica e seguro de vida são negociados entre sindicatos e empresas e variam de acordo com a classe a qual o funcionário pertence.

Iniciativas como dar folga no dia do aniversário do colaborador, liberar a equipe mais cedo na sexta-feira para confraternizações e "happy hours" e até o tradicional “casual day”, em que o traje pode ser informal, são maneiras de melhorar o clima organizacional e promover a integração entre os funcionários.

O “Job Rotation”, ou rodízio de funções, é outra maneira de integrar a equipe e trazer vantagem para o negócio. “Conhecer o trabalho do colega de outro departamento aumenta o conhecimento global do funcionário e auxilia a empresa em um momento de necessidade, quando um deles falta ao trabalho, por exemplo”, declara.

Segundo Pagan, essas ações beneficiam os funcionários sem onerar a empresa. "Funcionários motivados e felizes no ambiente de trabalho rendem mais e melhor. O maior benefício acaba sendo para os empresários."