Topo

Veja 12 passos para acertar na gestão da sua empresa

Do UOL, em São Paulo

2012-10-05T06:00:00

05/10/2012 06h00

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o Brasil é o terceiro país com o maior número de empreendedores, com  27 milhões de pessoas envolvidas ou em processo de criação de um negócio próprio, atrás apenas de China e Estados Unidos, num ranking de 54 Estados.

No entanto, na "Demografia das Empresas 2010", do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em agosto deste ano, os dados mostram que quase metade das empresas fecha após três anos (48,3%). 

De acordo com Jairo Martis, superintendente-geral da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), entidade que incentiva práticas de gestão baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), a principal dificuldade para que micro e pequenas empresas sejam bem planejadas e administradas é a falta de informação. "A grande barreira é a falta de conhecimento, de ferramentas, e a baixa escolaridade."
 
No entanto, segundo ele, o perfil administrativo das micro e pequenas empresas tem se profissionalizando nos últimos cinco anos com ajuda de entidades de auxílio ao empreendedor. "Antes, a gestão era muito empírica. O empreendedor entrava no mercado sem conhecer os cenários. Isso mudou", afirma.

O UOL pediu a Martis que listasse 12 passos para ajudar os micro e pequenos empreendedores a aprimorar sua gestão e ganhar competitividade. Confira a seguir:

Mais Economia