IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empreendedor: veja dicas para preparar suas férias

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 06h00Atualizada em 10/01/2019 17h25

Tirar férias. No caso dos micro e pequenos empresários, o merecido descanso depende de planejamento cauteloso para que o negócio não sofra tanto com a ausência do "comandante" e amargue prejuízos financeiros. Por isso, não são raros casos de empreendedores que ficam anos à frente da empresa sem descanso.

Para orientar o planejamento das férias e evitar que o momento de folga se transforme em dor de cabeça, o UOL conversou com consultores e preparou algumas dicas para os empresários.

Segundo os especialistas, começar os preparativos com, pelo menos, um mês de antecedência, distribuir atividades entre a equipe e comunicar clientes e fornecedores são alguns passos para férias mais tranquilas.

Um exemplo de como é difícil deixar para trás os negócios para descansar é o da empresária Priscila Lopes, 38. Há nove anos – dois deles formalizada como empreendedora individual – ela trabalha com decoração de eventos e nunca tirou férias. O motivo, segundo Lopes, é deixar o planejamento sempre para a última hora.

Uma folga da empresa seria útil para a empresária recarregar as energias e passar um tempo com os dois filhos em idade escolar. “Tem dia em que acordo pensando: ‘preciso de férias’. Às vezes, fico dias sem ver meus filhos por conta da rotina de trabalho”, diz.

Empresários solitários têm mais dificuldade

No caso dos empreendedores que tocam o negócio sozinhos, o consultor do Sebrae-SP Reinaldo Messias diz que sair de férias, inevitavelmente, gera perdas. A empresa terá de ficar alguns dias sem atividade e contratar uma pessoa para comandá-la temporariamente não é indicado. Para minimizar os prejuízos, a alternativa é optar por períodos curtos em épocas de menor demanda do negócio.

“É Importante que o empresário verifique o período mais apropriado para seu recesso. Hotelaria e turismo, por exemplo, não podem tirar férias no verão e na alta temporada, a perda seria maior”, declara.

Por outro lado, Messias diz que o cansaço físico e mental do empresário gerado pelo longo tempo sem folgas à frente do negócio pode ser prejudicial. “Ficar com as portas fechadas dá a oportunidade para o cliente conhecer o concorrente. Mas, se não está suportando o estresse, saia de férias antes que perca o cliente por destrato.”

Férias podem gerar oportunidades de negócio

Segundo o consultor do Sebrae-SP, tirar férias, além de relaxar e recarregar as energias, é útil para o empreendedor encontrar oportunidades para seu negócio. O tempo livre pode ser usado para visitar feiras e regiões que tenham sinergia com a empresa.

“Uma viagem pode servir para conhecer novos mercados. O empresário precisa ter o olhar aberto. Ele não vai gastar as férias toda fazendo negócios, mas pode colecionar contatos, conhecer pessoas, comerciantes e fornecedores locais”, afirma.

Preparação deve começar um mês antes

Para Luciana Vicente, sócia da Luz, consultoria especializada em planejamento para micro e pequenas empresas, a preparação para as férias deve começar, pelo menos, um mês antes. Nesse prazo, o empresário deve fazer uma lista de atividades a serem concluídas ou encaminhadas antes de sua saída e avisar contador, funcionários, clientes e fornecedores sobre o período de ausência.

Segundo Vicente, deixar apenas um funcionário no comando da empresa não é o ideal. Ela recomenda uma divisão de tarefas entre a equipe. Assim, não há sobrecarga de trabalho ou responsabilidade e mais profissionais passam a conhecer a rotina da empresa.

“O empresário pode deixar um passo a passo por escrito das atividades a serem realizadas e executá-las junto com os novos responsáveis antes de sua saída”, declara.

A sócia da Luz Consultoria afirma ainda que o empreendedor, mesmo em férias, não deve abdicar do comando do negócio. Ele pode separar 30 minutos ou uma hora do seu dia para ler e-mails e falar com os funcionários, se necessário. “Somente e-mails importantes devem ser respondidos.”