ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Honda vai lançar divisão de luxo e estilo, Acura, no Brasil em 2015

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/10/2012 17h28Atualizada em 22/10/2012 21h03

A Honda anunciou nesta segunda-feira que lançará sua marca de luxo Acura em 2015 no Brasil, de olho em um mercado de alta renda do país que tem atraído nomes como BMW e Lexus, da Toyota.

O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da montadora japonesa, Takanobu Ito, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A empresa apresentou como exemplos de modelos o conceito NSX, um sedã e um utilitário esportivo. Os planos da montadora envolvem importação dos Estados Unidos.

O Brasil será o primeiro mercado latino-americano a receber a marca que tem como principal região de vendas a América do Norte, disse Sergio Bessa, diretor comercial da Honda no Brasil.

A Honda estimou vendas de 1 milhão de veículos no Brasil nos próximos cinco anos, depois de 1 milhão de unidades vendidas desde que passou a produzir no país, em 1997, disse Bessa.

"Em 1997, a produção era de 20 carros por dia e hoje estamos com 620 (...) Estamos próximos de alcançar nossa capacidade instalada, de 120 mil carros por ano em dois turnos da fábrica", afirmou Bessa.

Ele evitou dar detalhes sobre como a Honda pretende cumprir a meta de vender 1 milhão de unidades nos próximos cinco anos, equivalente a 200 mil carros por ano. "Todas as alternativas estão sendo estudadas", disse ele, negando, porém, que a empresa esteja planejando uma nova fábrica no Brasil para o curto prazo.

Para 2012, a expectativa da Honda é registrar vendas de 136 mil veículos, ante 92 mil em 2011, ano que em que foi atingida por problemas de produção decorrentes dos desastres naturais no Japão e na Tailândia.

Durante a apresentação, Ito também anunciou que a Honda fará investimento de 100 milhões de reais nos próximos dois anos para ampliar seu centro de pesquisa no local de sua fábrica em Sumaré (SP).

(Com informações da Reuters)

Mais Economia