IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-doméstica vira patroa com fábrica de sacolas ecológicas

Lucineide Nascimento emprega quatro funcionários na fábrica de ecobags instalada em sua casa - Divulgação
Lucineide Nascimento emprega quatro funcionários na fábrica de ecobags instalada em sua casa Imagem: Divulgação

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 06h00

A ex-empregada doméstica Lucineide Nascimento, 43, encontrou num produto sustentável o caminho para ser dona do próprio negócio. No comando da Edilu Sacolas Ecológicas, ela confecciona ecobags em sua casa na capital paulista. A empresa já conta com dois funcionários registrados e começa a atrair clientes grandes como Bombril, Santander, entre outros. 

Com uma produção de 10 mil sacolas por mês, o negócio ainda precisa de investimentos mensais para se manter e a empresária tem de dividir seu tempo com o trabalho atual de representante comercial para uma fabricante de saboneteiras e cabides de pressão. Mas ela acredita que poderá se dedicar exclusivamente à Edilu a partir de janeiro de 2013.  

A aposta é na venda para clientes grandes para crescer. Para isso, Nascimento tenta convencer outros empresários de que, além de ecológica e sustentável, a iniciativa de oferecer sacolas ecológicas pode ajudar no marketing.

 “Consegui colocar na cabeça dos empresários que as ecobags são uma excelente propaganda. É um brinde sustentável e não será descartado em pouco tempo como uma caneta, por exemplo”, afirma. 

Além de Bombril e Santander, a Edilu já produziu sacolas para a Associação da Agricultura Orgânica e o Centro de Voluntariado do Estado de São Paulo e outros.

A empresa também passou a visitar a sede de seus clientes e a oferecer outros pacotes de serviços que, além das ecobags, incluíam oficina de reciclagem e reaproveitamento de resíduos para os funcionários das empresas. Com isso, as vendas do negócio aumentaram.

Empresária descobriu filão em 2007

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER COMO CRIAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL

Nascimento teve a ideia do negócio em 2007, quando já não fazia mais serviços domésticos e trabalhava como representante comercial. Ela percorria diariamente lojas populares – as chamadas lojas de R$ 1,99 – para vender as mercadorias. E notou que os clientes compravam sacolas plásticas em grandes quantidades.

Como forma de facilitar o transporte dos produtos e diminuir o uso das sacolas plásticas, a empresária começou a produzir sacolas retornáveis de algodão e vendê-las nas lojas de R$ 1,99. “Na época, sustentabilidade era um tema menos abordado e pouco se falava sobre os danos das sacolas plásticas ao meio ambiente”, afirma.

Inicialmente, a empresária negociava as ecobags a preço de custo, apenas para divulgação da marca. A estratégia deu certo. Aos poucos, surgiram clientes interessados em fazer pedidos.

“Colocava meu telefone nas sacolas e algumas empresas começaram a me procurar para fazer brindes”, diz. Hoje, a Edilu não vende mais ecobags no varejo, sua receita é 100%  obtida com vendas sob encomenda para empresas.

Impasse sobre sacolas em supermercados atrapalha planos

Uma oportunidade em potencial para a empresária aumentar o faturamento é a comercialização das ecobags em supermercados. No entanto, a queda de braço entre MP (Ministério Público) e Apas (Associação Paulista de Supermercados) sobre a proibição das sacolas plásticas nestes estabelecimentos atrapalha os planos do negócio.

Por enquanto, os supermercados paulistas mantêm a distribuição gratuita das sacolas plásticas, mas a Apas tenta acordos para reduzir o consumo. A empreendedora aguarda o fim do impasse para explorar o novo nicho de mercado.

“Tenho algumas ideias, mas, primeiro, é preciso que eles [MP e Apas] decidam como vai ficar a situação. É de pleno interesse da empresa entrar neste mercado”, diz.