PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Copersucar se une a empresa dos EUA e cria gigante mundial do etanol

Do UOL, em São Paulo

05/11/2012 12h16Atualizada em 05/11/2012 16h43

A brasileira Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do país, está investindo na norte-americana Eco-Energy para criar a maior comercializadora de etanol do mundo, de acordo com os executivos da companhia.

Com o negócio, a Copersucar assumirá o controle da Eco-Energy, numa operação que garantirá maior internacionalização da empresa e na plataforma nos Estados Unidos, o maior produtor global de etanol. A companhia também visa maiores vendas para mercados importantes, como a Europa.

As duas empresas terão capacidade de vender 10 bilhões de litros (2,6 bilhões de galões) do biocombustível por ano, segundo o comunicado. As duas companhias estimam deter 12% de participação no mercado global de etanol.

O total de investimentos não foi divulgado pelas duas empresas. A operação ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias do governo dos Estados Unidos.

A Eco-Energy, uma das principais tradings americanas do biocombustível, detém 9% do mercado de etanol dos Estados Unidos, com vendas anuais de mais de US$ 3 bilhões. A Copersucar deve faturar US$ 7,5 bilhões com venda de etanol e de açúcar em 2012/13.

 

Detalhes do acordo são ‘confidenciais’

O diretor-presidente da Copersucar,  Paulo Roberto de Souza, explicou que não houve compra de fatia ou participação acionária na Eco-Energy, mas disse que os atuais sócios da empresa dos EUA terão sua parte diluída com o investimento da Copersucar.

Ele explicou acordo de confidencialidade o impede de dizer a participação controlada pela Copercusar a partir do negócio anunciado nesta segunda-feira, assim como o total do investimento. 

Os executivos informaram que a operação é financiada por captação no exterior. "É uma linha de longo prazo, caracterizada como 'project finance', o que quer dizer que é compatível com a capacidade do negócio de gerar recursos para se auto-pagar", explicou o diretor-presidente da Copersucar.

 

Copersucar quer ampliar vendas para Europa

"Com este investimento, tornamos a Copersucar uma empresa global no mercado de biocombustível, ampliando sua escala de atuação nos dois principais mercados de etanol do mundo, que são os Estados Unidos e o Brasil, tanto nos volumes de produção quanto de consumo", afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

Com 48 usinas produtoras sócias, a Copersucar comercializará no ano safra 2012/13 o equivalente a 24% da produção sucroenergética do Centro-Sul do Brasil, com um volume de 4,8 bilhões de litros de etanol e 8,7 milhões de toneladas de açúcar.

Com esse negócio, a companhia brasileira pretende incrementar as vendas de etanol para a Europa, segundo seu diretor-presidente, Paulo Roberto de Souza.

(Com informações de Valor e Reuters)

PUBLICIDADE