PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Juros

Quatro em cada dez devedores têm dívidas no cartão, mostra pesquisa

Do UOL, em São Paulo

21/12/2012 16h35

Quatro em cada dez consumidores inadimplentes estão com dívidas no cartão de crédito, mostra pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

Segundo o estudo, 38% dos entrevistados com contas atrasadas possuem alguma fatura não liquidada no cartão de crédito, sendo que, desses, 82% afirmam que essas contas estão atrasadas há mais de 90 dias.

Ainda de acordo com a pesquisa, 93% dos consumidores que não têm problemas com dívidas se organizam e conseguem pagar 100% do valor das faturas na data do vencimento. Entre os inadimplentes, 24% dos consumidores optam pelo chamado "crédito rotativo", acionado sempre que a fatura é paga com atraso.

85% dos que usam rotativo do cartão não sabem valor dos juros

A pesquisa mostra, ainda, que 85% dos consumidores inadimplentes que pagam somente uma parte da fatura
cobrada pelo cartão de crédito admitem não ter conhecimento sobre a taxa de juros cobrada por esse tipo de financiamento.

Em novembro, os juros médios cobrados no rotativo do cartão de crédito eram de 9,37% ao mês, ou 192,94% ao ano, segundo pesquisa feita pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

PUBLICIDADE

Juros