Ponto faz franqueado faturar 15% mais do que outras lojas da rede
A escolha do ponto comercial foi fundamental para o franqueado da rede de acessórios femininos MyGloss Ricardo Feferbaum, 35, ter um desempenho acima dos demais empreendedores da rede.
A loja dele fatura cerca de R$ 85 mil por mês, 15% a mais do que a média da rede (R$ 75 mil).
O ponto comercial foi instalado em um shopping de médio fluxo na capital paulista, o que rendeu ao franqueado um aluguel mais barato em relação aos shoppings mais movimentados.
Segundo a advogada especialista em franquias Thais Kurita, o custo de ocupação de um ponto não pode ultrapassar 15% do faturamento estimado do franqueado.
Antes de abrir a loja, Feferbaum conversou com lojistas e descobriu que mesmo com o público em menor número, as pessoas que frequentavam o shopping tinham alto poder aquisitivo e dificilmente iam embora sem comprar nada.
Quatro meses depois de inaugurar a unidade, o empreendedor já recuperou 15% do investimento. Até o final de 2013, Feferbaum pretende ter de volta todo o dinheiro que aplicou no negócio, enquanto o “pay back” (prazo de retorno do investimento) estipulado pela franqueadora é de dois anos.
“Temos muito potencial de crescimento. A loja é nova e ainda estamos acertando a equipe. Já percebo que alguns clientes voltam outras vezes e as compras não são só por impulso”, afirma.
Quanto custa cada franquia
MyGloss (rede de acessórios femininos) | Investimento inicial a partir de R$ 275 mil, com faturamento médio mensal de R$ 75 mil. |
Evolute (franquia de cursos profissionalizantes) | Investimento inicial entre R$ 36 mil e R$ 95 mil, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil. |
D'pil (rede especializada em fotodepilação) | Investimento inicial a partir de R$ 105 mil, com faturamento médio mensal de R$ 24 mil. |
Cartão de fidelidade
Já a franqueada da rede de fotodepilação D'pil em Criciúma (SC) Quênia Fontanella, 35, aposta em cartões de fidelidade para atrair o público.
Segundo a empreendedora, 80% dos novos clientes vêm de indicações daqueles que já frequentam a unidade.
O cartão de fidelidade é, na verdade, uma cartela que é carimbada cada vez que o cliente faz uma sessão de depilação (ou outro procedimento). Ao somar cinco carimbos, a sessão seguinte é gratuita.
Quando o cliente indica um amigo, ele também ganha um carimbo na cartela. “O resultado tem sido positivo. Mas, não adianta só chamar o cliente. É preciso ter um bom atendimento para fazê-lo ficar e confiar na empresa”, declara.
Empreendedor investe no marketing local
Ricardo Leme, franqueado da rede Evolute
Franqueado de destaque na rede de cursos profissionalizantes Evolute, Ricardo Leme, 40, investiu no marketing local para atrair clientes. Um ano e quatro meses após inaugurar a unidade em Carapicuíba (SP), ele já fatura R$ 53 mil por mês.
Além do marketing geral que a matriz faz, como anúncios na mídia, o empreendedor investe em ações de divulgação nas escolas locais e em parceria com empresas, principalmente do comércio.
“Ofereço condições privilegiadas para funcionários de uma empresa fazerem um curso conosco. Não fico restrito apenas às ações da franqueadora, também faço complementos e testo algumas estratégias”, diz Leme.
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