Receita descobre fraude de R$ 1,3 mi no IR com falsos recibos de dentista
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta sexta-feira (5) a "Operação Boticão" no Espírito Santo. O objetivo: desbaratar um esquema de fraudes em declarações do Imposto de Renda usando recibos falsos de despesas com dentista.
Segundo as investigações, um dentista estabelecido na cidade de Cariacica (ES) estaria emitindo recibos por serviços odontológicos não prestados de verdade. Esses recibos teriam sido usados para deduções indevidas no IR.
Segundo os registros da Receita, cerca de 130 pessoas usaram esses recibos, num montante superior a R$ 1,3 milhão entre 2008 e 2011.
Se comprovada a fraude, os envolvidos –tanto o dentista quanto os supostos clientes-- podem ser julgados por crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e sonegação fiscal.
Segundo a Receita, contribuintes que usaram recibos falsos de despesas e ainda não foram intimados poderão retificar suas declarações de IR. Quem for intimado poderá ser autuado e pagar multa de 150% do valor sonegado, além da representação criminal. A pena pode variar de um a cinco anos de reclusão e multa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.