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Pão de Açúcar venderá 74 lojas após fusão com Casas Bahia e Ponto Frio

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 16h06Atualizada em 17/04/2013 16h24

Após cerca de quatro anos, a compra das redes Casas Bahia e Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar foi aprovada, nesta quarta-feira (17), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), seguindo um acordo que prevê a venda de mais de 70 lojas da maior varejista do país.

A operação de Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio nesses locais poderia gerar problemas de concorrência no varejo de bens duráveis --como eletrônicos e eletrodomésticos--, segundo o relator do Cade, Marcos Paulo Veríssimo. Nessas regiões, as concentrações se aproximam de ou superam 60%.

A companhia, que desde junho do ano passado é controlada pelo grupo francês Casino, terá de vender 74 lojas em 54 cidades --25 delas no Estado de São Paulo. O Cade não especificou como as lojas devem ser vendidas, se em bloco ou separadas.

As lojas que devem ser vendidas representam 3% da receita bruta consolidada da ViaVarejo em 2012, o que representa algo em torno de R$ 900 milhões, segundo o relator.

A ViaVarejo reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, unidade de comércio eletrônico do grupo. A empresa possui atualmente 969 pontos de venda.

Multa de R$ 1 milhão por informações erradas

Além de aprovar a fusão por unanimidade no colegiado, o Cade aplicou uma multa de R$ 1 milhão ao Grupo Pão de Açúcar por informações equivocadas apresentadas ao longo do processo.

A aquisição da Casas Bahia foi anunciada em dezembro de 2009 e teve os termos revisados em meados de 2010. A compra do Ponto Frio ocorreu em junho de 2009.

Além da demora para aprovação das operações, a compra da Casas Bahia foi marcada por algum mal estar com a família Klein, ex-dona da varejista e que deu sinais de ter se arrependido da venda, fechada quando Abilio Diniz comandava o Pão de Açúcar.

(Com Reuters)