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Empresas usam vício de usuário em celular e Facebook para vender mais

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Diego Alvarez, da Easy Aula, aposta num site mais leve para celular e tablet

    Diego Alvarez, da Easy Aula, aposta num site mais leve para celular e tablet

Ao criar uma página no Facebook para divulgar os cursos de sua escola, o empresário Diego Alvarez descobriu que 15% das visitas ao site da Easy Aula eram feitas pelo celular. Para facilitar o acesso dos internautas e, com isso, aumentar as vendas, ele resolveu reformular a página para adequá-la a dispositivos móveis.

"Usamos o Facebook como canal de vendas e percebemos que nossa página tem bastante acesso via celular, por isso resolvemos investir na adaptação. A versão móvel do site também combina com o lançamento de nossos cursos online, assim, os alunos podem acessar o conteúdo das aulas de qualquer lugar."

A versão do site da empresa para celular tem menos fotos do que o site tradicional e os conteúdos são apresentados de forma diferente, em uma única coluna e com ícones grandes. Isso facilita a navegação e a visualização em aparelhos menores.

Dicas para o site no celular

  • 1

    Telefone

    Reúna as principais informações, que podem ser telefone ou endereço, na primeira página

  • 2

    Imagens

    Evite muitas fotos e imagens pesadas, que demoram para carregar nos dispositivos móveis

  • 3

    Visualização

    Use letras e ícones grandes, que facilitam a visualização e a navegação em aparelhos com telas menores

  • 4

    Conteúdo

    Use linguagem objetiva e direta, prefira conteúdos informativos aos promocionais

  • 5

    Configuração

    Não use o formato Flash, tipo de configuração que permite criar sites animados. Ele não é reconhecido em aparelhos da Apple

De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media, 5,2 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular atualmente. E a tendência é que esse número cresça nos próximos anos, segundo especialistas. Por isso, eles orientam que é importante investir na adaptação.
 
Segundo Fernando Estanislau, diretor-geral da Tritone, agência de comunicação que desenvolve versões móveis para sites, num site específico para celular, as informações aparecem em apenas uma coluna e as letras são maiores para melhorar a visualização do usuário. 
 
Ele também explica que a empresa deve priorizar o acesso às informações mais procuradas pelos usuários, que podem ser o telefone ou o endereço. 
 
"As pessoas costumam acessar a versão móvel quando estão em trânsito. Por isso o acesso a informações básicas tem de ser rápido. A página também deve ser objetiva e leve para carregar rapidamente."
 
Para Antonio Borba, diretor-executivo da Magic Web Design, empresa que desenvolve sites, o ideal é que a empresa tenha três versões de sua página: uma para computadores, uma para celulares e uma para tablets. Assim, é possível oferecer a navegação mais adequada para cada dispositivo.
 
"As pessoas costumam colocar tablets e celulares na mesma categoria, mas o tablet possui uma área maior de leitura, permite um site mais completo. No entanto, tem de ser mais leve do que a versão do site para computador", declara.
 
Os custos de criação de um site podem variar de R$ 10 mil a R$ 50 mil, de acordo com a complexidade da página e das ferramentas utilizadas. Borba diz que a versão específica para dispositivos móveis custa, em média, 25% do valor do projeto original.

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