Baianas do acarajé ganham espaço nos jogos da Copa das Confederações
As baianas de acarajé poderão vender seus quitutes dentro do estádio Arena Fonte Nova durante os jogos da Copa das Confederações, em Salvador (BA).
O projeto de comercialização do acarajé no local foi apresentado, no dia 7 de junho, pela Secopa (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014), o ECopa (Escritório Municipal da Copa) e a Abam (Associação das Baianas de Acarajé e Mingau).
No projeto está previsto um grupo de seis baianas de acarajé para trabalhar no local, de um total de 31 profissionais. A presidente da Abam, Rita Santos, será uma das profissionais e terá um tabuleiro na Arena durante os jogos.
“Não foram somente Bahia e Salvador que venceram. Essa é uma vitória da cultura do Brasil”, disse. Ela explicou ainda que os quitutes vão custar de R$ 5 a R$ 8.
Segundo o secretário da Secopa, Ney Campello, o espaço onde as baianas comercializarão seus quitutes é privilegiado dentro do Fonte Nova. Lá, além das baianas, estarão sendo comercializados também produtos e souvenirs licenciados pela FIFA.
“É o primeiro local de contato do torcedor com o Arena”, enfatizou Campello. Segundo ele, o lucro obtido com a venda dos produtos será exclusivamente das trabalhadoras.
O secretário destacou também a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no processo de capacitação das trabalhadoras.
“A instituição foi nossa parceira na qualificação das 175 baianas de acarajé”, afirmou.
As 200 baianas filiadas a Abam já receberam do Sebrae na Bahia um cardápio explicando seus quitutes em três línguas (português, inglês e espanhol).
A ação faz parte programa Oportunidades Copa 2014, realizado pelo Sebrae em parceria com a Secopa, e pretende, por meio da qualificação dos serviços, suprir as demandas dos megaeventos esportivos.
De acordo com a coordenadora da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae na Bahia, Madalena Seixas, o cardápio, banners e postais são instrumentos para agregar valor cultural aos quitutes.
“Nós já capacitamos as baianas e vamos continuar com essa ação, mas em 2013 o foco do Sebrae está no desenvolvimento de ações de acesso a mercado, ou seja, queremos estimular as baianas a fazer negócios e aumentar suas vendas”, explicou Madalena.
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