IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

McDonald's se livra de multa milionária por venda casada de brinquedos

Seth Perlman/AP
Imagem: Seth Perlman/AP

Do UOL, em São Paulo

31/07/2013 13h01Atualizada em 31/07/2013 17h01

A rede de fast-food McDonald's recorreu e ganhou o direito de não pagar uma multa de R$ 3 milhões aplicada pelo Procon pela prática de venda de alimentos com brinquedos, no conjunto conhecido com McLanche Feliz.

Ainda cabe recurso da decisão. A denúncia foi feita em 2010. Procurada pelo UOL, a empresa disse que não comenta processos que ainda estão em andamento.

O Procon argumenta que a associação entre a venda de alimentos e brinquedos cria uma lógica de consumo prejudicial à saúde.

"Ao promover o McLanche Feliz atrelado a brinquedos colecionáveis, exclusivos e de alta rotatividade, a rede incentiva as crianças, que vão ao restaurante só para conseguir os brinquedos, a consumir lanches hipercalóricos e com alto teor de sódio, gorduras e açúcares", disse a entidade.

Em nota, o Procon afirma que o McDonald’s teve seu pedido liminar aceito e, por enquanto, não precisará pagar a multa. O juiz que julgou o caso afirmou que não houve abusividade na publicidade promovida pela rede de fast food. A decisão foi mantida em segunda instância.

Grendene também ganha do Procon na Justiça

A marca de calçados Grendene não teve seu pedido liminar aceito pela Justiça e terá que pagar a multa de R$ 3 milhões.

Os filmes publicitários denunciados pela entidade foram criticados por estimular a adultização precoce de meninas.