IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras diz que abastecimento de combustível não terá prejuízo com greve

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 16h17Atualizada em 17/10/2013 16h44

A Petrobras informou ter adotado medidas para garantir a normalidade das operações "de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia".

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (17), a empresa informa que não dará opinião sobre os motivos da greve dos funcionários iniciada nesta quinta-feira. Os trabalhadores são contra o leilão do Campo de Libra, marcado para o dia 21, e o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização de mão de obra nos serviços público e privado.

A Petrobras trata do reajuste de 16,53% no salário-base, que é reivindicação da categoria. Diz ter proposto aumento de 7,68% e benefícios como plano de saúde, melhorias nas condições de trabalho, além de propostas educacionais. A empresa afirmou "estar aberta ao processo de negociação com entidades sindicais sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2013".

Greve atinge todo o país

A greve dos petroleiros iniciada à meia noite desta quinta-feira (17) atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da empresa no país, avaliou a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne sindicatos.

A greve segue por tempo indeterminado, disseram os sindicatos.

O campo de Libra é considerado a maior descoberta de petróleo já realizada no Brasil, uma área com volume de 8 bilhões a 12 bilhões de barris recuperáveis de óleo na bacia de Santos.

O leilão será realizado na segunda-feira (17) , em regime que garante à União a gestão das reservas.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou qualquer alteração na data do leilão do Campo de Libra, apesar das manifestações contrárias que ocorrem em todo o país.

(Com agências)