IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OSX renova empréstimo com a Caixa e deve pedir recuperação judicial

Do UOL, em São Paulo

06/11/2013 09h43Atualizada em 06/11/2013 11h40

O estaleiro OSX Brasil (OSXB3), do empresário Eike Batista, informou nesta quarta-feira (6) que sua subsidiária OSX Construção Naval renovou um empréstimo de R$ 461,4 milhões com a Caixa Econômica Federal destinado à implantação da Unidade de Construção Naval no Porto do Açu, no Rio.

Segundo comunicado, a renovação do empréstimo vale por 12 meses a partir do vencimento original, em 19 de outubro deste ano.

O contrato de garantia firmado com o banco Santander também foi adiado pelo mesmo prazo.

Ontem, com rumores sobre o acordo, as ações da empresa dispararam mais de 20%.

Essa renovação de empréstimos pode ser um dos passos antes de a OSX entrar com pedido de recuperação judicial. Segundo a Folha, o pedido deve ser feito nesta quinta-feira (7), envolvendo dívidas de cerca de R$ 2,5 bilhões.

Segundo fontes de mercado, os documentos para a recuperação judicial da OSX, do empresário Eike Batista, já estão prontos e o pedido junto à justiça do Rio de Janeiro pode ocorrer a qualquer momento.

A recuperação judicial, antiga concordata, é uma opção para empresas que estão em crise, mas acreditam ter chances de sobreviver se forem acionadas algumas medidas.

OGX pediu recuperação judicial na semana passada

O refinanciamento das dívidas da OSX acontece uma semana depois de a companhia de petróleo controlada por Eike, a OGX, ter entrado com pedido de recuperação judicial.

Quase todos os negócios da OSX, na qual a Hyundai Heavy Industry Coreia detém 10%, dependem da OGX, uma vez que a petroleira afreta plataformas da companhia de construção naval.