Bolsas

Câmbio

Inadimplência média das operações de crédito é a menor desde 2011

Do UOL, em São Paulo

A inadimplência média nas operações de crédito apresentou uma pequena queda de novembro para dezembro, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC). A taxa caiu de 3,1% para 3%, ao menor patamar da série histórica iniciada em março de 2011.

Nas operações com pessoas físicas, o índice de inadimplência saiu de 4,5% em novembro para 4,4% em dezembro, e está 0,7 ponto percentual menor que no encerramento de 2012.

No crédito a pessoas jurídicas, a taxa cedeu a 1,8% depois de marcar 1,9% em novembro. Sobre dezembro de 2012 foi registrada baixa de 0,4 ponto.

Considerando as operações de pessoas físicas com recursos livres, a taxa de calote foi de 6,7%, contra 6,6% em novembro. A queda ao longo do ano foi de 0,8 ponto percentual. Já as empresas mostraram inadimplência de 3,1%, após marcar 3,3% em novembro, cedendo 0,6 ponto percentual ao longo de 2013.

No crédito livre --que exclui o crédito habitacional, o crédito rural e o concedido pelo BNDES--, a inadimplência total permaneceu em 4,8% pelo segundo mês seguido e queda de 0,8 ponto no ano.

No crédito direcionado, foi verificada queda de 0,1 ponto, para 0,9% em dezembro, e recuo também de 0,1 ponto no ano.

No período, o spread bancário --que é o que o banco ganha ao conceder crédito para uma pessoa ou empresa-- foi de 17,5 pontos percentuais também neste segmento, abaixo dos 18,2 pontos percentuais vistos em novembro.

O BC informou ainda que o estoque total de crédito no Brasil subiu 2,4% em dezembro ante novembro, chegando a R$ 2,715 trilhões, ou 56,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2013, o estoque total de crédito aumentou 14,6%.

(Com Reuters e Valor)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos