IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasileiro trabalha 151 dias para pagar imposto, que come 41,4% do salário

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 13h31

Todo o salário que o contribuinte receber até o fim deste mês servirá para pagar impostos. Segundo cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o brasileiro médio pagará de impostos neste ano o equivalente ao que ganhou durante 151 dias, ou cinco meses de trabalho (de 1º de janeiro até 31 de maio).

O IBPT também fez uma lista que mostra a quantidade de dias de trabalho necessários por ano para pagar impostos em 28 países. O Brasil aparece em oitavo lugar nessa lista.

De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, o brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar os tributos. No ano passado, foram 41,1%.

A conta inclui todos os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelo governo federal, Estados e municípios. São itens como Imposto de Renda, IPTU, IPVA, PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS, contribuições previdenciárias, sindicais, taxas de limpeza pública, coleta de lixo, iluminação pública e emissão de documentos.

Nos anos de 2013 e 2012, o brasileiro destinou 150 dias de trabalho para pagar impostos.

O estudo faz um comparativo com dezenas de países que possuem elevadas cargas tributárias. "O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 112 dias de trabalho", afirma Olenike.

A quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, país em que o cidadão destina 154 dias de trabalho. O presidente do IBPT destaca, porém, que a população daquele país tem melhor qualidade de vida do que a brasileira.