IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Analistas rebaixam previsão do PIB pela 6ª semana seguida, diz BC

Do UOL, em São Paulo

07/07/2014 09h01

Analistas das principais instituições financeiras do país diminuíram pela sexta semana seguida suas projeções de crescimento da economia em 2014, passando de 1,1% na semana passada para 1,07% nesta semana. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (7) no Boletim Focus, do Banco Central.

perspectiva para o PIB vem piorando desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou alta de 0,2% do PIB no primeiro trimestre.

O cenário para a produção industrial é ainda pior, com expectativas de contração de 0,67% neste ano; na semana passada, a previsão era de queda de 0,14%. De acordo com dados divulgados na semana passada, a produção industrial do Brasil recuou 0,6% em maio, terceiro mês seguido de resultado negativo.

A projeção dos demais indicadores ficou inalterada. A previsão para a taxa básica de juros (Selic) foi mantida em 11% ao final deste ano; e a expectativa para a cotação do dólar é de R$ 2,40.

Os economistas continuam esperando inflação de 6,46% no final deste ano, quase no limite da meta do governo, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de cem instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

(Com Reuters)