IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Miniaviões feitos por estudantes participam de torneio de aerodesign em SP

Do UOL, em São Paulo

01/11/2014 06h00

Estudantes universitários brasileiros e de países como Venezuela, México, Peru e Polônia participam, neste fim de semana, de um torneio de aviões controlados por rádio em São José dos Campos (SP).

A 16ª Competição SAE Brasil AeroDesign reúne 95 equipes de 75 instituições de ensino.

Os estudantes foram desafiados a projetar aviões controlados por rádio, de acordo com critérios de tamanho e alcance determinados pela organização do evento.

A competição abrange três categorias: regular, advanced (avançada) e micro. As aeronaves das classes regular e advanced devem transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. As aeronaves da classe micro precisam transportar bolinhas de tênis.

A pontuação será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. 

Duas equipes de cada categoria serão premiadas na competição. Elas vão representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition, em 2015, nos Estados Unidos.

O objetivo do projeto AeroDesign é estimular estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade a desenvolver técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica.