Site chinês Alibaba faz promoção de até 50% no Brasil; veja cuidados
O grupo Alibaba, empresa chinesa de vendas online, promove nesta terça-feira (11) uma liquidação chamada de 11.11, que comemora o Dia dos Solteiros na China. Pela primeira vez, a ação será feita também para os consumidores brasileiros.
Durante 24 horas, os sites AliExpress (pt.aliexpress.com) e Tmall Global (about.tmall.com), que fazem parte do grupo, vão vender produtos com descontos de 50%. Segundo comunicado divulgado pela empresa, alguns produtos terão frete internacional grátis.
Ainda segundo a nota, "o serviço de correio nacional da China trabalhará em parceria com o correio brasileiro para garantir agilidade na liberação das mercadorias pela alfândega e na entrega".
No ano passado, a companhia vendeu US$ 5,8 bilhões no dia 11 de novembro.
Cuidados nas compras em sites estrangeiros
Os Correios alertam para alguns cuidados necessários para quem faz compras em sites estrangeiros.
Uma das recomendações é que o consumidor compare as opções de frete disponíveis. Geralmente, a opção de frete grátis não inclui a possibilidade de rastreamento dos produtos e tem prazo de entrega maior.
A empresa informa, ainda, que todo produto adquirido no comércio eletrônico está sujeito à tributação. Apenas encomendas enviadas por pessoas físicas para pessoas físicas até US$ 50 estão isentas.
Quando se compra em lojas virtuais, o remetente (site) é pessoa jurídica, portanto a remessa não é isenta. Existem, porém, exceções: livros, revistas e jornais são sempre isentos.
Os Correios lançaram neste ano uma cartilha com dicas para os consumidores que fazem compras em sites internacionais. A publicação está disponível na internet (http://zip.net/bkp7fL).
Procon mantém lista de sites com problema
O Procon de São Paulo orienta que, ao fazer compras pela internet, o consumidor escolha lojas recomendadas por conhecidos e desconfie de ofertas vantajosas demais.
Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, alerta que quem faz compras em sites estrangeiros corre alguns riscos, porque não é possível registrar reclamação no órgão contra empresas sem escritório no Brasil.
A orientação dela é que eventuais problemas sejam resolvidos diretamente com o site. Em caso de atraso na entrega, os Correios devem informar ao consumidor a localização da encomenda, mas só podem ser responsabilizados pelo problema se o produto já estiver no Brasil.
"Os preços cobrados nessas liquidações costumam ser atrativos, mas o consumidor precisa avaliar se vale a pena correr esse risco. Pode compensar pagar mais para ter a possibilidade de rastreamento e por um seguro, por exemplo."
O Alibaba oferece, em seus sites, a possibilidade de o consumidor enviar reclamações por e-mail ou por chat, e diz que faz o reembolso total se o pedido não for entregue no prazo.
Procon mantém lista de sites com problema
O Procon-SP mantém, na internet (http://zip.net/bgnDcw), uma lista de sites nacionais que devem ser evitados pelo consumidor.
Segundo o órgão, fazem parte dessa lista as lojas online que receberam reclamações de seus clientes, foram notificadas pelo Procon-SP e não responderam ou não puderam ser encontradas, impedindo que fosse feita alguma retratação.
(Com informações do Valor)
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