IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Skate voador e cerveja amanteigada: produtos de ficção inspiram a realidade

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 06h00

A máxima que diz que a vida imita a arte é levada a sério por algumas empresas ao redor do mundo. Filmes, séries de TV e desenhos animados já inspiraram a criação de produtos como cerveja amanteigada, tênis, chocolate e salgadinho.

Outros, como skate voador e tênis que se amarram sozinhos, da série de filmes "De Volta para o Futuro 2",  são esperadas para breve.

A Nike anunciou que lançaria, no ano que vem, tênis iguais aos usados pelo personagem Marty McFly (vivido pelo ator Michael J. Fox), com cadarços automáticos.  

Em 2011, a empresa lançou uma edição especial do tênis Air Mag, mas ele era só parecido, os cadarços não eram especiais.

À época, os 1.500 pares produzidos pela Nike foram leiloados pela internet. Os US$ 9,4 milhões arrecadados foram doados para  a fundação de Michael J. Fox, que pesquisa a cura do Mal de Parkinson, doença da qual sofre o ator.

Skate voador pode chegar ao mercado em 2015

O skate voador da mesma trilogia de filmes também tem, há anos, povoado o imaginário dos fãs da série e de empresários pelo mundo. 

Em março, um vídeo circulou pela internet mostrando o skatista profissional Tony Hawk e o ator Christopher Lloyd, que fazia o cientista da série, usando o Hurv, um skate que poderia voar em qualquer superfície.

A campanha era uma brincadeira de um site de humor, e tudo foi desmentido dias depois.

Mais recentemente, a empresa Arx Pax mostrou sua versão do skate, chamada de Hendo. Os sócios da empresa buscam financiamento para colocar o produto no mercado no ano que vem.

O skate, nesse caso, teria algumas limitações. Funcionaria, por exemplo, somente em cima de superfícies especiais, porque depende de magnetismo para flutuar.

Cerveja de Homer Simpson e chocolate Wonka

A cerveja preferida do personagem Homer, do desenho animado Os Simpons, também migrou da imaginação dos roteiristas para a realidade. A Duff chegou ao Brasil em 2011.

A Butterbeer, cerveja amanteigada consumida pelos jovens da saga Harry Potter, é outra que foi reproduzida no mundo real.

O produto, na verdade uma bebida sem álcool, pode ser encontrado em locais como o parque temático Wizarding World of Harry Potter em Orlando, nos Estados Unidos, e no Warner Bros. Studios, em Londres, no Reino Unido.

Chocolates, balas e doces da marca Wonka são vendidos no mundo todo pela Nestlé. Eles foram inspirados nos doces citados no livro e nos filmes "A fantástica fábrica de chocolates".