Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

'Frozen' tira liderança da Barbie entre brinquedos nos EUA após 11 anos

Boneca da personagem Elsa, do filme "Frozen" - Richard Drew/AP
Boneca da personagem Elsa, do filme "Frozen" Imagem: Richard Drew/AP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 16h41Atualizada em 27/11/2014 10h27

Os brinquedos inspirados no filme “Frozen”, da Disney, são os preferidos pelas meninas norte-americanas neste fim de ano, segundo um levantamento da Federação Nacional do Comércio dos EUA. É a primeira vez que a boneca Barbie perde a primeira posição, após 11 anos de pesquisa.

Cerca de 20% dos pais planejam comprar presentes do “Frozen” para suas filhas, segundo o estudo; 17% esperam comprar Barbie. Entre os pais de meninos, Lego lidera, com 14%.

O resultado marca outra derrota da Mattel, fabricante da Barbie, que vem perdendo espaço para brinquedos de outras marcas e recebido críticas pelas medidas inatingíveis do corpo da boneca. As vendas mundiais caíram 21% no último trimestre.

A popularidade das fantasias de Halloween inspiradas no filme “Frozen” podem ter ajudado a dar visibilidade à marca, diz Pam Goodfellow, diretora da Prosper Insights & Analytics, que trabalhou na pesquisa.

“A Barbie foi a preferida das meninas por mais de uma década, mas não é surpresa que o ‘Frozen’ tenha tomado o primeiro lugar, já que as crianças estão com ele na cabeça”, disse ela em comunicado.

Apesar da queda de status da Barbie, a Mattel se beneficiou da popularidade de “Frozen”, animação da Disney sobre duas irmãs, princesas, em meio a um reino de gelo. A empresa fabrica as bonecas das princesas Elsa e Anna, inspiradas em personagens do filme.

Lançado no ano passado, “Frozen” é a animação de maior sucesso de todos os tempos. Já gerou cerca de US$ 1,3 bilhão em bilheteria de cinema no mundo, segundo Box Office Mojo.

Porém, em 2016 a licença para produzir as bonecas de “Frozen” passa para a Hasbro.

(Com Bloomberg)