IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma confirma Armando Monteiro (PTB-PE) como ministro do Desenvolvimento

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 15h17Atualizada em 01/12/2014 16h44

A presidente Dilma Rousseff anuncia na tarde desta segunda-feira (1º) a indicação do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) para comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A informação foi confirmada pelo Blog do Planalto.

Ele substitui o atual ministro, Mauro Borges, que permanece na pasta até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe.

Monteiro, 62, está em seu primeiro mandato como senador, que assumiu em 2011. Antes, ele foi deputado federal duas vezes e presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2002 a 2010.

O PTB, partido de Monteiro, não esteve na coligação que ajudou Dilma a se reeleger na eleição deste ano.

Monteiro tentou sem sucesso se eleger ao governo de Pernambuco com o apoio do PT em outubro. Ele foi derrotado ainda no primeiro turno pelo até então desconhecido Paulo Câmara (PSB), afiliado político do falecido ex-governador Eduardo Campos.

Indústria elogia escolha de Monteiro

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que já foi presidida por Monteiro, elogiou a escolha do nome e disse que “fortalecerá a relação do setor produtivo com o governo” e ajudará o país a “retomar o crescimento da indústria e de sua economia”.

"Desejamos que o novo ministro tenha sucesso na implementação de políticas que aumentem a competitividade do país. O Brasil enfrenta hoje os desafios de aumentar a produtividade e de reduzir o custo de produção. Não se faz um país forte sem uma indústria forte", afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota.

O governo foi fortemente criticado por setores da indústria, que discordam da política econômica do Planalto. 

Nova equipe econômica

O governo federal anunciou, na última quinta-feira (27), a nova equipe econômicaJoaquim Levy para o Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa para o Planejamento; e a permanência de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.

Existe a expectativa de que Dilma confirme nos próximos dias o nome da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura. A senadora também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

(Com Reuters)