Não há crise setorial nas montadoras, diz Rossetto; governo fará reunião
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, disse nesta terça-feira (13) que o governo vai dialogar com as centrais sindicais e deve marcar uma reunião para a próxima semana (provavelmente no dia 19 ou 20), em São Paulo, para discutir a crise nas montadoras.
Devem participar do encontro, além de Rossetto, os ministros Carlos Gabas (Previdência), Manoel Dias (Trabalho) e Nelson Barbosa (Planejamento).
Hoje, Rossetto recebe, no período da tarde, Rafael Marques - presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e José Roberto Nogueira, representante da Volkswagen, para discutir o assunto.
Rossetto disse que "não há crise setorial" e que o governo não vai reduzir direitos dos trabalhadores. "Essas medidas não reduzem direitos e representam ajustes necessários para a garantia de direitos", declarou.
"Vamos escutar os dirigentes e estamos abertos às manifestações das centrais", disse. No final do ano passado, o governo anunciou alterações nas regras de acesso a abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença.
No final do ano, 800 metalúrgicos foram desligados da Volkswagen, o que motiva uma greve na empresa, que se estende desde o dia 6 deste mês. A montadora Mercedes-Benz também confirmou 160 demissões.
Ontem, um protesto de metalúrgicos do ABC bloqueou parcialmente a rodovia Anchieta por cerca de três horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.