IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Refrigerante com estévia é melhor, mas não saudável, dizem especialistas

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 06h00

Refrigerantes adoçados com estévia, como a Coca-Cola Life e a Pepsi True, à venda no exterior, são um pouco melhores do que os tradicionais. Isso não quer dizer que sejam saudáveis, alertam especialistas.

"A estévia tem um poder de adoçar um produto que é de 30 a 300 vezes maior do que o do açúcar, mas ela não é tão doce como a sucralose e o aspartame [outros tipos de adoçante], é mais amarga", diz o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.

Para ele, usar a estévia para substituir parte do açúcar do refrigerante é interessante para o consumidor, porque diminui as calorias do produto e ajuda no combate à obesidade.

"As empresas estão atendendo a um clamor mundial. O refrigerante faz parte do dia a dia das pessoas e ninguém vai parar de consumir. Então, é interessante que elas encontrem maneiras de torná-los menos prejudiciais ao organismo."

O nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, também acha a estévia uma boa alternativa aos outros tipos de adoçante.

"A estévia é um adoçante natural e bom. É melhor um refrigerante com estévia do que com ciclamato. Mas dizer que um refrigerante fica mais saudável por causa do adoçante é difícil", afirma.

Isso porque os refrigerantes ainda levam sódio e cafeína, e não têm nutrientes importantes para o organismo. Além da obesidade, podem ser a causa de problemas como colite (inflamação no intestino), gastrite e refluxo.

Maior vilão é o hábito de consumo

Os especialistas dizem, porém, que nenhum dos ingredientes presentes nos refrigerantes deve ser considerado vilão, nem mesmo o açúcar. "O maior vilão é o hábito de consumo", afirma Magnoni.

Durval Ribas Filho concorda. Ele diz que o açúcar tem seu lado positivo, porque dá energia. "O problema é o excesso", afirma.

Segundo o especialista, tomar mais de duas latinhas e meia de refrigerante por dia favorece problemas como a hipertensão arterial.

Os nutrólogos também são unânimes em dizer que nada é melhor para hidratar o corpo do que a água. "Nada substitui a água. Mas não há dúvida de que um suco natural é melhor do que um refrigerante", afirma Ribas Filho.

Magnoni cita, ainda, outras opções. "Saudável mesmo é a água. Mas as pessoas precisam de um sabor às vezes. Consumir chá ou água de coco é melhor."