IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Analistas preveem PIB quase estável e inflação de 7% em 2015, diz BC

Do UOL, em São Paulo

02/02/2015 08h34

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram a projeção para o crescimento da economia do país neste ano de 0,13% para 0,03%, vendo, agora, um PIB (Produto Interno Bruto) praticamente estável.

Ainda segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central, a previsão para a inflação aumentou, passando de 6,99% na semana passada para 7,01% nesta semana.

O governo tem o objetivo de manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

A previsão para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 12,5%; na última reunião, o BC subiu a taxa de juros do país para 12,25%. A previsão para a cotação do dólar continuou em R$ 2,80.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)