IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo de SP desiste de coronel no Procon e nomeia advogada como diretora

Aiana Freitas*

Do UOL, em São Paulo

12/02/2015 20h30

O governo do Estado nomeou uma nova diretora-executiva para a Fundação Procon de São Paulo. A advogada Ivete Maria Ribeiro foi designada para um mandato de dois anos.

Seu nome foi publicado nesta quinta-feira (12) no "Diário Oficial" do Estado. Um coronel reformado da Polícia Militar era apontado como certo no cargo, mas houve mudanças de planos.

O UOL apurou que a advogada foi indicada ao cargo pelo PTB. Alexandre Modonezi, que ocupava a diretoria antes dela, tinha sido indicado pelo PRB.

Oficialmente, Modonezi foi exonerado nesta quinta-feira. Mas, há quase um mês, em 17 de janeiro, ele já havia publicado em sua página no Facebook que havia saído "do emprego na empresa Fundação Procon-SP".

Especialistas em direitos do consumidor vinham criticando as indicações meramente políticas para a diretoria executiva, que historicamente era ocupada por pessoas ligadas à causa de direitos do consumidor.

Ivete Maria Ribeiro é advogada especializada em Direito das Relações de Consumo e professora de Direito Penal. Ela exercia até agora o cargo de chefe de gabinete da Secretaria estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, órgão ao qual o Procon é subordinado.

Nome de coronel enfrentou resistência

A primeira indicação do PTB para o cargo tinha sido o coronel reformado da Polícia Militar Luiz Flaviano Furtado, atual coordenador de Beach Soccer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e amigo do presidente da entidade, José Maria Marin.

O nome do coronel foi enviado ao governador Geraldo Alckmin junto com outros dois. A nomeação de Furtado era dada como certa por fontes consultadas pelo UOL no mês passado.

Na ocasião, o presidente estadual do PTB, Campos Machado, disse que Furtado faria "um grande trabalho" à frente do órgão.

O nome do coronel, no entanto, encontrou grande resistência dentro do Palácio dos Bandeirantes. Fontes que pediram para não ser identificadas dizem que, para evitar um desgaste com o governo, o PTB optou por indicar Ivete Maria Ribeiro.

Nomeação foi feita antes de reunião

A publicação do nome da advogada nesta quinta (12) surpreendeu membros do conselho curador do Procon-SP. Eles tinham recebido um aviso de que haveria uma reunião extraordinária nesta manhã para que uma nova lista tríplice com nomes indicados ao órgão fosse apresentada.

Antes mesmo da reunião, o nome de Ivete Maria Ribeiro foi divulgado.

A Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania disse, por meio da assessoria de imprensa, que não tem informações sobre a falta da lista tríplice. Informou, ainda, que a advogada só conversaria com a imprensa após o Carnaval.

O Procon-SP não se pronunciou sobre o assunto.

(*Colaborou Sophia Camargo)