IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Brasileiro paga R$ 900 bilhões em impostos 11 dias antes que em 2014

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 15h30

Os impostos pagos por brasileiros atingiram a marca de R$ 900 bilhões por volta das 16h10 nesta terça-feira (9), 11 dias mais cedo do que em 2014, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

No ano passado, este valor tinha sido atingido somente no dia 20 de junho. A quantia de impostos paga pelos brasileiros pode ser acompanhada em tempo real no site do Impostômetro (http://www.impostometro.com.br/), mantido pela ACSP.

De acordo com o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti, a carga está subindo com mais força em 2015 por conta de medidas que têm pesado no bolso da população.

"Precisamos ficar vigilantes quanto à volta de antigos tributos e à criação de outros, como certos setores têm defendido. Não podemos deixar que o ajuste econômico seja feito apenas pelo lado do aumento da arrecadação. É preciso, acima de tudo, controlar os gastos públicos", afirma.

Nova metodologia

As comparações entre 2015 e 2014 já contemplam a nova metodologia do Impostômetro. Em maio desse ano, a ferramenta alterou a forma de medição da carga tributária, em função da mudança na metodologia do cálculo do PIB implementada em março pelo IBGE.

Com isso, os valores exibidos pelo painel passaram a considerar novos dados de arrecadação de Imposto de Renda Retido dos funcionários públicos estaduais e municipais e novas taxas e contribuições federais determinadas pela Lei nº 13.080/2015 (arrecadações de entidades e fundos como contribuições para o Sistema S, FNDE, INCRA, DPC, APEX-BR e ABDI). 

Também foram incluídas arrecadações de municípios que não estavam sendo informadas à Secretaria do Tesouro Nacional.