Bolsas

Câmbio

A cada 4 brasileiros, 1 não sabe que paga imposto no dia a dia, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

De cada quatro brasileiros, um desconhece que paga impostos no dia a dia, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ/Ipsos nesta semana.

A pesquisa perguntou para 1.200 pessoas em 72 cidades se elas pagavam algum tributo; 25% respondeu que não. O resultado é o mesmo obtido no ano passado.

Entre os que responderam "sim", 69% citaram tributos municipais (como IPTU, taxa de iluminação e lixo), 54% indicaram impostos indiretos sobre produtos e serviços, 39% citaram impostos estaduais (como IPVA) e 17% apontaram os federais (como Imposto de Renda). 

Quando os entrevistados foram estimulados a falar sobre o efeito dos impostos no momento do consumo, 96% apontaram para gastos de energia elétrica.     

Quanto estimulados a falar sobre a incidência de impostos no momento do consumo, quase todos os entrevistados (96%) lembraram da conta de luz e da compra de alimentos --resultado melhor que em 2014.

Os entrevistados também identificaram a incidência de impostos sobre telefonia (93%), vestuário (93%), higiene (93%), produtos de saúde (90%), serviços bancários (89%), serviços pessoais (89%) e combustível (86%), resultado melhor que em 2014..

"Quando as pessoas associam a motivação dos impostos com a prestação adequada de serviços públicos, elevamos o nível do debate. As dificuldades na economia hoje têm a ver com o custo elevado dos impostos e da burocracia para empresas e consumidores. Quanto mais qualificado esse debate, mais próximos estaremos de uma solução", afirma o economista da Fecomércio RJ Christian Travassos. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos