IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dos monges à Oktoberfest: conheça uma das 6 cervejarias do festival alemão

Ricardo Marchesan*

Do UOL, em Munique

03/10/2015 06h00

Em 2015, Munique realiza a 182ª edição da Oktoberfest, o maior festival do mundo dedicado à cerveja. Seis fabricantes da cidade alemã fornecem a bebida para a festa: Augustiner, Spaten-Franziskaner, Löwenbräu, Hacker-Pschorr, Hofbräu e Paulaner.

A Paulaner é a mais jovem de todas: foi criada em 1634. Segundo a empresa, inicialmente, os monges do mosteiro Neudeck ob der Au, em Munique, produziam a cerveja para consumo próprio; o que sobrava eles davam aos pobres ou vendiam nas tavernas do monastério.

Em 2014, a fábrica produziu 300 milhões de litros, entre mais de 15 tipos de cerveja. Desse total, 50 milhões de litros foram exportados, tendo a Itália como principal destino.

A cada ano, são feitos 10 milhões de litros de uma edição especial, chamada "Oktoberfest". Cerca de 1 milhão de litros são consumidos no festival alemão; o restante é engarrafado e vendido fora da festa, ou exportado.

Dessa mesma fábrica sai toda a cerveja Paulaner consumida no mundo. O prédio, porém, será demolido. A empresa prepara sua mudança para uma nova sede, a 20 quilômetros do ponto atual, para novembro. A nova unidade terá capacidade para produzir até 500 milhões de litros da bebida.

Edição especial para a Oktoberfest

Para a Oktoberfest, a Paulaner faz um tipo específico de cerveja, de produção limitada. Ela tem uma quantidade de mosto (a mistura de ingredientes antes da fermentação) um pouco maior, o que leva a um teor alcoólico também mais elevado, de 6%.

Como comparação, as cervejas do tipo pilsen, as mais consumidas no Brasil, tem teor alcoólico entre 4% e 5%, em geral.

A cerveja para a Oktoberfest começa a ser produzida por volta de junho e leva de 10 a 12 semanas para ficar pronta. 

Para saboreá-la no festival, porém, o preço é salgado. Este ano, por exemplo, uma caneca de um litro da cerveja, conhecido como "mass", custa entre 9,70 euros (R$ 42,80) e 10,10 euros (R$ 44,6).

Festival começa em setembro

A Oktoberfest originalmente era celebrada em outubro, para comemorar o casamento de Ludwig 2º da Baviera. Atualmente, a festa começa em setembro, por causa do clima, e dura 16 dias.

Neste ano, o evento começou em 19 de setembro e vai até este domingo (4). A organização estima que 6 milhões de pessoas devem passar por ali.

*O jornalista viajou a Munique a convite da Siemens

Conheça a cerveja da Paulaner na Oktoberfest

UOL Notícias