IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aeroporto de Guarulhos recebe autorização para operar avião A380

A380 da Emirates; a empresa fará um voo com o avião para o Brasil em novembro - Paco Campos/EFE
A380 da Emirates; a empresa fará um voo com o avião para o Brasil em novembro Imagem: Paco Campos/EFE

Do UOL, em São Paulo

29/10/2015 14h07

O aeroporto de Guarulhos (GRU Airport), na Grande São Paulo, obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber o avião A380, da Airbus. A autorização é válida a partir do dia 1° de novembro. 

O A380 é considerado o maior avião comercial do mundo. Tem dois andares e capacidade para transportar mais de 500 passageiros.

Para ter condições de receber o avião, o aeroporto passou por uma série de reformas, que incluíram o alargamento de pistas e acostamentos.

O Terminal 3 do aeroporto, inaugurado no ano passado, foi concebido com cinco posições para o estacionamento do A380. Cada posição conta com duas pontes telescópicas, e uma delas tem capacidade para atender ao deck superior do avião.

Empresas não devem ter rotas permanentes com o avião

A Anac também autorizou a companhia aérea Emirates a realizar um voo com o A380 no dia 14 de novembro, com chegada prevista em Guarulhos para as 19h30 e partida à 1h25 do dia seguinte, rumo a Dubai, nos Emirados Árabes.

Este voo, porém, deverá ser apenas comemorativo. A Emirates diz que não tem planos para usar permanentemente o avião no país.

A Air France, que também chegou a cogitar usar o A380 no país, também descarta retomar esses planos por enquanto.