IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia encolhe: entenda o que é recessão e quando ela começou

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 15h45Atualizada em 03/03/2016 15h46

No geral, quando a economia de um país entra em um ciclo de encolhimento, em vez de crescimento, os economistas dizem que ele está em recessão.

A economia brasileira encolheu em 2015 e o país está em recessão. Mas quando foi que ela começou exatamente? A resposta é: depende do método usado para definir o que é recessão. 

Recessão técnica

O indicador geralmente usado para determinar se há recessão é o PIB (Produto Interno Bruto), soma de tudo o que é produzido no país. No Brasil, ele é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado a cada três meses.

Para parte dos economistas, se o PIB fica negativo durante dois trimestres seguidos, é possível dizer que há uma recessão técnica. 

No quarto trimestre de 2015, a economia brasileira encolheu 1,4% em relação ao terceiro trimestre. Foi a quarta queda seguida. Segundo esse parâmetro, a recessão começou no primeiro trimestre de 2015.

Já na comparação com o quarto trimestre de 2014, a queda, de 5,9%, foi a sétima seguida. Segundo esses dados, a recessão começou bem antes: no segundo trimestre de 2014.

Recessão de fato

Outros economistas afirmam, porém, que só a queda no PIB não é suficiente para determinar se um país está em recessão de fato. Eles defendem o uso de vários outros indicadores além do PIB, como aumento do desemprego, queda da renda familiar e queda nos investimentos, por exemplo.

"O PIB pode ter encolhido porque um dos setores da economia caiu muito, puxando os outros para baixo", diz Paulo Picchetti, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pesquisador do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).

Segundo ele, um país está em recessão quando a queda da atividade econômica é generalizada por um período prolongado.

Segundo esse critério, o Brasil está em recessão desde o segundo trimestre de 2014. O cálculo é do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que avaliou um conjunto amplo de indicadores, como desemprego, renda e consumo.

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

UOL Notícias