Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 17 de maio

Debora Komukai

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bovespa fechou em queda de 1,86%, com 50.839,39 pontos. A baixa foi puxada pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos.

O dólar registrou nova queda, de 0,36%, cotado em R$ 3,492.

Leia mais

 

Trocas

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou Ilan Goldfajn, economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, como o novo presidente do Banco Central. Ele foi escolhido para entrar no lugar de Alexandre Tombini.

Antes de assumir, Goldfajn precisa passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado, presidida por Gleisi Hoffmann, e que deve ocorrer apenas na próxima semana. Até lá, Alexandre Tombini permanece à frente do BC.

Leia mais

 

Projetos educacionais

É pública, mas será paga? Pois é, parece que sim. O novo ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que vai apoiar a cobrança de mensalidades em cursos de extensão e de pós-graduação nas universidades públicas.

De acordo com Mendonça, a medida ajudaria nas finanças das instituições afetadas pela queda na arrecadação dos impostos. O ministro prevê um rombo de R$ 543 milhões no orçamento deste ano.

Leia mais

 

Novo mandato, nova economia

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que criar um novo imposto, como a CPMF,  não é a primeira opção do governo.

Para Jucá, o governo tomará outras medidas, como o corte de gastos, ajuste da legislação e recuperação da credibilidade antes de lançar mão da criação de outra taxa.

Leia mais

 

Atualizações

A Fazenda vai rever a fórmula de cálculo dos principais indicadores sobre as contas públicas. A iniciativa atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Tesouro Nacional, agora sob comando do ministro Henrique Meirelles, também divulgou que vai padronizar a forma de cálculo das estatísticas para Estados e municípios.

Leia mais

 

Agenda

Para esta quarta, a Comissão de Infraestrutura do Senado pode votar um projeto de lei que determina que os presidentes do BNDES e da Petrobras sejam aprovados pelo Senado Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos