Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 20 de maio

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

Mercado em movimento

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, emendou a quarta queda seguida e fechou hoje em baixa de 0,82%, com 49.722,75 pontos. Este é novamente o menor nível desde 7 de abril. Com isso, a Bovespa encerra a semana com queda de 4,02%. No mês, acumula perda de 7,77%, mas, no ano, tem alta acumulada de 14,70%.

A queda de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da mineradora Vale, que perderam mais de 5%, e dos bancos.

Já o dólar comercial quebrou uma sequência de duas altas e teve queda de 1,46%, cotado em R$ 3,518 na venda. Com isso, o dólar encerra a semana com baixa de 0,15%. A moeda acumula ganho de 2,27% no mês e desvalorização de 10,89% no ano.

Leia mais
 


"Nunca saiu do controle"

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou hoje que "ainda que em alguns anos a inflação tenha ultrapassado o limite superior da meta, essas situações estão previstas e são administráveis".

De acordo com ele, apesar desses desvios, a inflação nunca saiu do controle nesses 17 anos do regime de metas de inflação. O Brasil teve inflação de 10,67% no ano passado e, com isso, estourou o limite máximo da meta do governo. A meta era manter a alta de preços em 4,5%, podendo variar entre o intervalo de 2,5% a 6,5%.

Leia mais
 


Prazo de carência

O governo quer avançar na semana que vem nas negociações com os Estados sobre o alívio da dívida com a União. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, sinalizou que o Tesouro Nacional poderá conceder um prazo de carência para o pagamento do valor principal e dos juros da dívida.

O governo deverá exigir como contrapartidas medidas mais duras e pretende deixar claro que é uma ação emergencial para resolver o problema de curto prazo de fluxo de caixa dos governos estaduais.

Leia mais
 


Bode na sala

Ministros da área política do governo ou familiarizados com ela já encaram a proposta feita pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para a Previdência como um "bode" que, mais tarde, vai precisar ser retirado da sala. Mexer nas regras de aposentadorias de trabalhadores que já estão no mercado de trabalho seria uma proposta inviável pois dificilmente passaria pelo crivo do Congresso Nacional.

O próprio Temer já tinha prometido a presidentes de partidos políticos e a líderes no Congresso, antes do impeachment, que não alteraria regras para quem já está no mercado.

Leia mais
 


Isenção para igrejas

O projeto que quer mudar a Constituição para ampliar o benefício da isenção do IPTU aos templos religiosos avançou mais uma etapa na Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Hoje o texto recebeu parecer favorável do relator na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), João Campos (PRB-GO), coordenador da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.

Leia mais
 


Feirão da casa própria

O Feirão da Casa Própria, promovido pela Caixa Econômica Federal, chega às cidades de Recife e Porto Alegre hoje. Serão mais de 35 mil imóveis, novos ou usados, que estarão em oferta até o domingo (22).

O evento vai promover o financiamento de habitação popular do programa Minha Casa, Minha Vida e das demais operações com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), onde o teto máximo é de R$ 225 mil.

Leia mais
 


Celular desmontável

O Google anunciou hoje que vai vender um celular "modular", que pode ser montado e desmontado com câmera, bateria e outros componentes. Chamado de Project Ara, o aparelho deve chegar ao mercado no ano que vem.

Uma versão para desenvolvedores cadastrados será liberada no quarto trimestre deste ano. Preço ou data exata ainda não foram divulgados. O sistema será Android, também da empresa.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos