IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 7 de junho

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

07/06/2016 20h59

Mercado em movimento

O Ibovespa fechou hoje em alta de 0,11%, com 50.487,86 pontos. O avanço foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Petrobras, que subiram 3%, do Itaú e do Bradesco.

Já no mercado de câmbio, o dólar comercial teve queda de 1,2%, cotado em R$ 3,449 na venda. A moeda norte-americana caiu pela terceira vez seguida. Com isso, o dólar acumula baixa de 4,53% no mês e desvalorização de 12,65% no ano.

Leia mais
 


Passou no teste

O Senado aprovou o nome de Ilan Goldfajn, indicado pelo presidente interino, Michel Temer, para ocupar a presidência do Banco Central. Mais cedo, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) já havia aprovado a nomeação.

Goldfajn foi sabatinado hoje pela comissão em sessão que durou mais de quatro horas. Durante a sabatina, ele afirmou que o objetivo da gestão será "cumprir plenamente o centro da meta de inflação".

Leia mais
 


Crescimento à vista...

O governo está prevendo um crescimento de 2% no próximo ano. É o que diz o ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Para chegar a esse número, Serra diz contar com a melhora das expectativas sobre a economia brasileira, o que poderia impulsionar o consumo e os investimentos.

Leia mais
 


... mas nem tanto

O Banco Mundial reduziu a projeção de crescimento global para 2,4% em 2016. Os motivos principais são o ritmo menor das economias avançadas, os baixos preços das matérias-primas e os menores fluxos de capital.

O relatório estima ainda que Brasil e Rússia vão seguir como principais lastros das economias emergentes, com forte dependência das exportações de matérias-primas, e vão se aprofundar nas recessões ao longo de 2016, com contrações de 4% e 1,2%, respectivamente. Já a China deve crescer 6,7%, e a Índia, 7,6%.

Leia mais
 


Subindo como um foguete

Os juros do cheque especial subiram de 13,18% ao mês em maio para 13,37% em junho, alta de 0,19 ponto percentual. A pesquisa é da Fundação Procon-SP e foi divulgada hoje.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados se manteve em 6,48% ao mês. Todos os bancos da amostra mantiveram sua taxa de empréstimo pessoal, de acordo com a entidade.

Leia mais
 


CPF no celular

A Receita Federal criou um aplicativo para gerar comprovante de CPF usando smartphone. Ele está disponível a partir de hoje nos sistemas iOS e Android.

Toda pessoa física com o nome registrado no Cadastro de Pessoa Física poderá conseguir o comprovante de CPF pelo aplicativo, chamado de Pessoa Física, compartilhá-lo em outros aplicativos ou por email e armazená-lo no celular. O comprovante pode ser gerado quantas vezes forem necessárias.

Leia mais
 


Celular dobrável

A Samsung está avaliando dois novos modelos de smartphones com telas flexíveis, incluindo uma versão que se dobra pela metade, como um estojo de pó compacto de maquiagem.

Pessoas informadas sobre o assunto dizem que os aparelhos, que utilizam diodos emissores de luz orgânicos (OLED), poderiam ser lançados no início de 2017.

Leia mais
 


Agenda

Amanhã pela manhã, o IBGE divulga o IPCA, resultado da inflação oficial de maio, e também a Pesquisa Industrial Mensal com a Produção Física Regional de abril.

Ainda pela manhã, a Receita deve liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do IR2016.

Também nesta quarta, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia no final do dia se vai manter ou elevar a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 14,25% ao ano. A expectativa é de manutenção do índice atual.