Bolsas

Câmbio

Feijão caro faz prato feito do almoço ficar menor e com marca mais barata

Do UOL, em São Paulo

A alta do preço do feijão carioca tem mudado a rotina dos restaurantes nos últimos dias. Para não ter de aumentar os valores dos pratos e assim afastar os clientes, os estabelecimentos diminuem porções, economizam em outros ingredientes e precisam pesquisar muito pela marca mais em conta.

O campeão dos pedidos nos restaurantes de São Paulo é o feijão carioca, que ficou 54,1% mais caro desde o começo do ano. Só em junho, subiu 16,4%. O feijão preto, protagonista da feijoada, teve alta de 21,4% no ano e 2,3% no mês.

  • 49532
  • true
  • http://economia.uol.com.br/enquetes/2016/06/24/o-preco-do-feijao-pesou-no-seu-bolso.js

A substituição do feijão carioca pelo feijão preto, porém, não agrada os clientes dos restaurantes consultados pelo UOL. "Trocar o feijão carioquinha pelo preto seria um verdadeiro tiro no pé", diz o gerente Antônio Alves de Oliveira.

Alterar o modo de preparo, segundo ele, também está fora de cogitação. "Botar mais água [na panela], nem pensar. O feijão do dia a dia tem que ter aquele sabor do feijãozinho da vovó", afirma.

Preço deve continuar alto 

Depois de o preço do feijão virar até piada nas redes sociais, o governo anunciou medidas para aumentar a importação e ampliar a oferta do produto no país.

Na semana passada, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou a tarifa de importação de feijão, de qualquer país, por 90 dias.

Apesar da medida, o preço do feijão carioca deve continuar alto nos próximos meses, já que o produto é nacional. Além disso, o tempero do prato feito também subiu: a cebola ficou 32,7% mais cara desde o começo do ano e o alho, 36,2%.

Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96492-6379 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos