Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quinta, 21 de julho

Debora Komukai

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro 

A Bolsa de São Paulo fechou em alta de 0,11%, com 56.641,49 pontos. A alta foi puxada pelo desempenho positivo das ações da Usiminas, que subiram 10%, além dos papéis da Vale e da Petrobras. Com a valorização, o índice acumula ganho de 9,93% no mês e de 30,66% no ano.

Já o dólar teve alta de 1,02%, cotado em R$ 3,282. Com isso, a moeda americana acumula valorização de 2,13% no mês. No ano, o dólar desvalorizou 16,88%.

Leia mais

Fique de olho

E aí vai uma notícia que deve afetar o seu bolso: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é considerado uma prévia da inflação oficial, acelerou em julho e ficou em 0,54%.
O feijão carioca puxou o índice para cima após ficar 58% mais caro. Com dados de julho, a prévia da inflação acumula 5,19% no ano e 9,93% em 12 meses.

Leia mais

 

Pé no freio

Após duas altas mensais seguidas, a economia paulista caiu 1,8% entre abril e maio. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve recuo de 4,0%. O estudo foi feito de acordo com os cálculos do Produto Interno Bruto da Fundação Seade.

Tanto a indústria como a agropecuária e o setor de serviços registraram queda no período. Segundo a Seade, a baixa é dada por influência das chuvas e após a queda na produção de derivados de petróleo no Estado.

Leia mais

 

Meio ambiente agradece

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vetou o Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal que determinava que sacolas plásticas fossem distribuídas gratuitamente em supermercados da capital.

Como justificativa, Haddad citou a legislação que proíbe a circulação gratuita de sacolas por questões ambientais. O prefeito ainda falou sobre o estímulo ao uso de produtos reutilizáveis.

Leia mais

 

Pacote de cortes

Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a General Mills anunciou que vai fechar parte da linha de produção no Brasil. A empresa é famosa por ser dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs.

Em comunicado, a companhia afirma que cerca de 400 funcionários serão demitidos nas unidades de Marília e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. De acordo com a empresa, a decisão é feita de forma "estratégica" para melhorar a eficiência do negócio.

Leia mais
 

Mudanças da estatal

A Petrobras informou hoje que afastou o gerente-executivo de Comunicação e Marcas, Luís Fernando Nery. A decisão pelo afastamento se enquadra na visão de que a empresa passará por um processo de renovação na área de comunicação.

Nery será substituído interinamente pelo chefe de gabinete da presidência da companhia, Antônio Augusto Almeida Faria.

Leia mais

 

Bolso cheio

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou sem vetos ontem o Projeto de Lei da Câmara 29. A proposta concede reajuste salarial de 41,7% para os servidores do Judiciário e de 12% para funcionários do Ministério Público.

O aumento para o Poder Judiciário ocorre de forma escalonada, em oito parcelas, até julho de 2019. Até lá os gastos acumulados podem chegar a R$ 22,3 bilhões.

Leia mais

 

Agenda
E amanhã deve ser divulgados o desempenho industrial da Alemanha e do Reino Unido, duas das maiores economias da Europa.

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos