IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bombril muda embalagem de esponja de aço após denúncia

Nova embalagem do Bombril começa a ser produzida na segunda quinzena desde mês - Divulgação
Nova embalagem do Bombril começa a ser produzida na segunda quinzena desde mês Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/08/2016 15h22

A Bombril vai mudar a embalagem de sua esponja de aço e retirar o termo "100% ecológico", após o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendar a substituição do trecho em decisão de 26 de julho.

A decisão do Conar rejeitou os argumentos de defesa apresentados pela Bombril e entendeu que o termo "100% ecológico" é, na verdade, de difícil comprovação.

A Bombril informou que acatou a decisão e a produção da nova embalagem será iniciada na segunda quinzena deste mês.

Denúncia foi feita em 2013

O caso estava em análise desde 2013, a partir de denúncia da Proteste, órgão de defesa do consumidor. Em 2014, o Conar já havia dado parecer sobre o caso e recomendado a retirada do termo da embalagem.

A Bombril, no entanto, manteve a menção em sua embalagem, sustentando que havia documentos e testes que comprovavam a afirmação. O descumprimento da decisão levou a Proteste a fazer nova denúncia contra a empresa no Conar.

Desta vez, além de recomendar a retirada do termo, o Conar advertiu a Bombril por descumprir a decisão anterior. Não foram aplicadas multas ou punições à empresa.

A Proteste também pedia, na denúncia, a retirada do termo "Bombril Eco" da embalagem. A decisão, porém, rejeitou o pedido e avaliou a menção como legítima por considerar o produto com características ecológicas, ainda que não o seja totalmente.