IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercados dão desconto de mais de 80% para desovar produto perto de vencer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2016 06h00

Para evitar o desperdício de alimentos e não sair no prejuízo, alguns mercados adotaram a prática de vender produtos perto do vencimento com um preço bem abaixo do convencional. 

O UOL visitou lojas de Pão de Açúcar, Extra, Bem Barato, D’avó e Vovó Zuzu na capital paulista entre os dias 27 e 28 de agosto. Em um dos estabelecimentos, a garrafa de suco de maracujá de 900 ml com vencimento para 1º de setembro era vendido por R$ 1,99. Isso é uma redução de 84% em relação ao preço do mesmo produto encontrado em outra rede (R$12,50).

Clique aqui para ver mais exemplos de ofertas encontradas pela reportagem.

Para 'desovar' o estoque

Para o D’Avó Supermercados, a prática é vantajosa, já que os alimentos não são desperdiçados e o cliente pode comprar com um preço mais atrativo.

Já Ioano dos Santos Pereira, subgerente do Bem Barato Oratório, diz que a rede faz esse tipo de promoção só quando há estoque parado. Para ele, muitas vezes não compensa fazer essa queima, pois exige vender por um preço bem abaixo do praticado.

Os descontos chegam a 40% nas redes Extra, Minimercado Extra, Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, segundo o Grupo Pão de Açúcar, responsável pelas lojas. Porém, a iniciativa depende de estoque e disponibilidade de produtos. 

Itens de mercearia, que normalmente têm um prazo de validade maior, entram para a gôndola promocional cerca de 20 dias antes do vencimento. Já produtos refrigerados costumam ser ofertados em períodos mais próximos da data de validade. Artigos de limpeza não fazem parte das promoções nas lojas dessas redes.

Procon: prática é legal

Vender produtos perto do vencimento com preço menor é legal, mas é preciso avaliar se a quantidade comprada será consumida a tempo, segundo o Procon-SP. Se a intenção do cliente é fazer um estoque, levar um produto em promoção pode ter efeito contrário: ao invés de economizar, ele perderá dinheiro.

O órgão de defesa do consumidor explica, ainda, que as lojas devem informar o período de duração da oferta, bem como a quantidade de produtos disponibilizados para a promoção.

Na hora da compra, o consumidor que opta por essas ofertas deve analisar a condição da embalagem e do produto, orienta Ricardo Fukuzawa, técnico da subgerência da vigilância de alimentos da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde). "Ainda que esteja dentro do prazo, é preciso verificar o aspecto geral para saber se houve alteração de cor, que pode ocorrer por problemas de armazenamento", diz

Se o cliente consumir o produto fora da data de validade, é ele quem assume os possíveis riscos à saúde, segundo Fukuzawa. Caso o comprador encontre um item fora da validade à venda, aí sim o estabelecimento está fora da lei. "Quando o varejista está com um produto vencido na gôndola, ele já está irregular. É uma infração sanitária e um crime contra o consumidor".

Frutas feias

No Atacadão, o consumidor encontra outro tipo de ação contra o desperdício. A rede vende 11 tipos de frutas e legumes fora do padrão com descontos de até 40% às quartas-feiras, em pacotes de um quilo. A iniciativa está presente em dez lojas do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Endereços das lojas visitadas

Bem Barato: Av. do Oratório, 5179, Jardim Guairacá. Horário: de segunda a sábado e feriados, das 8h às 22h; domingos, das 8h às 18h.

Vovó Zuzu: Rua 25 de Março, 112, Centro. Horário: de segunda a sábado, das 6h30 às 22h; domingos e feriados, das 8h às 19h.

D’Avó Supermercado: Av. do Oratório, 4.500, Vila Industrial. Horário: de segunda a sábado, das 8h às 22h; domingos e feriados, das 9h às 20h.

Extra: Av. Ricardo Jafet, 1.501, Ipiranga. Horário: 24 horas

Pão de Açúcar: Rua Carneiro de Cunha, S/N, Saúde. Horário: Das 8h às 22h