Venda de 23 planos de saúde é suspensa; veja o posicionamento de operadoras
A partir desta sexta-feira (9), estão suspensas temporariamente as vendas de 23 planos de saúde de oito operadoras. A determinação é da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), por causa de reclamações dos clientes --entre elas, demora no atendimento, pedidos de consultas e exames negados e queixas sobre a cobertura do plano.
As empresas afetadas e os planos com a venda suspensa são:
- Salutar Saúde Seguradora S/A: Salutar Clássico Empresarial Enfermaria Sem Co-Participação ou Franquia; Especial Adesão sem Coparticipação sem Franquia; Salutar 600.
- Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima: Novo Univida II Enfermaria; Univida Empresarial III Apartamento~; Univida Coletivo por Adesão I Enfermaria com Obstetrícia.
- Unimed Norte/Nordeste - Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico: Empresarial PP Especial, Coletivo por Adesão Enfermaria; Empresarial PP Apartamento RLE; Coletivo por Adesão; Univida Especial Empresarial Ambulatório + Hospital com Obstetrícia.
- Unimed Rondônia - Cooperativa de Trabalho Médico: Plano Básico sem Obstetrícia com Co-participação Local Ind.; Adesão, Especial com Obstetrícia; Plano Básico sem Obstetrícia com Co-participação Local Ind.; Adesão, Especial com Obstetrícia; Plano Especial com Obstetrícia sem Co-participação.
- Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda: Assefaz Safira Apartamento; Assefaz Rubi Apartamento Empresarial; Plano do Empregado Assefaz.
- Unihosp Saúde S.A.: Master IV Enfermaria
- Jardim América Saúde Ltda.: Esmeralda Individual; Topázio Individual; América Ind QC GR Mun Copar; América Ind Qc Gr Mun Copar sem Obstetrícia.
- Ribeiro & Silva Plano Odontológico Ltda. EPP: Personnalité Platinum Particular.
A lista com todos os planos suspensos também pode ser acessada no site da ANS: http://zip.net/brp9ZJ (endereço encurtado e seguro).
O UOL solicitou o posicionamento das operadoras, mas nem todas haviam respondido até a última atualização desta nota. O UOL não conseguiu entrar em contato com a Ribeiro & Silva Plano Odontológico Ltda.
Veja abaixo o posicionamento das operadoras, na íntegra:
Salutar Saúde, por e-mail:
“A Salutar Saúde esclarece que os produtos com a comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde não alcançam o atendimento aos beneficiários já cadastrados nestes produtos, mas, tão somente, restringe novas vendas temporariamente. No entanto, para o aprimoramento da qualidade do atendimento aos atuais e futuros segurados, vem investindo intensamente na implantação de novas tecnologias, no treinamento de seus colaboradores e na ampliação dos seus canais de relacionamento, priorizando sempre a garantia dos direitos dos beneficiários."
Unimed Fama, por e-mail:
"A Unimed Fama esclarece que essa suspensão não causará nenhum impacto aos beneficiários que possuam esses planos, pois a suspensão refere-se a novas venda de planos nos produtos suspensos para os próximos três meses. A Unimed Fama mantém um constante trabalho de melhoria de seus atendimentos, e tranquiliza seus beneficiários de que não há impedimento da venda de outros produtos de plano de saúde ativos da Unimed Fama".
Unimed Norte/Nordeste, por e-mail:
“A Unimed Norte/Nordeste continua atendendo normalmente os seus clientes e trabalha para melhorar a prestação de serviços dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A operadora de planos de saúde esclarece que a suspensão é apenas para comercialização momentânea de novos planos de alguns poucos produtos, não atingindo os atuais beneficiários que continuam com os atendimentos garantidos por toda a rede de atenção à saúde.”
Unimed Rondônia, por e-mail:
“A Unimed Rondônia esclarece que a suspensão da comercialização de planos de saúde imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é temporária e atinge somente três dos 28 produtos vendidos pela Cooperativa Médica. A Unimed destaca que nenhum cliente será prejudicado. Essa medida se refere apenas à venda de novos planos, ou seja, o atendimento aos planos existentes está mantido normalmente.”
Fundação Assefaz, por meio de nota publicada em seu site:
“A medida é resultado do monitoramento periódico realizado pela ANS pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações de consumidores relativas ao cumprimento dos prazos máximos de atendimento e demais queixas de natureza assistencial ou não assistencial, tais como coberturas e reembolsos. A medida não afeta a assistência regular aos beneficiários da Assefaz.
Consequências da suspensão: A operadora de plano de saúde com produto com comercialização suspensa em decorrência do Monitoramento da Garantia de Atendimento não poderá receber novos beneficiários nos planos de saúde, com a exceção do novo cônjuge e de filhos de beneficiários, bem como ex-empregados demitidos ou aposentados, na forma da RN nº 279, de 24 de novembro de 2011."
Unihosp Saúde, por e-mail:
“A suspensão da comercialização de um dos planos Unihosp noticiada pela imprensa e pelo site da própria ANS foi uma surpresa para a operadora que no período medido pela agência, ou seja, 1º e 2º trimestres de 2016, registrou o número de apenas quatro reclamações de beneficiários Master IV - Enfermaria, ou seja, 0,29% da carteira daquele plano.
Todavia, as mencionadas quatro reclamações que serviram de base de cálculo para a decisão de suspensão da comercialização daquele plano foram todas ‘finalizadas’ por ‘resolvidas’, conforme informa o próprio site da Agência.
A Unihosp não conhece o parâmetro utilizado pela Agência para suspender a comercialização de qualquer plano de qualquer operadora, o que está diligenciando junto a ANS para descobrir e entender.
Porém, independente disso, a Unihosp, a fim de atender ao padrão de qualidade e excelência dos serviços que presta para seus clientes atuais e futuros, vem adotando medidas operacionais e de saúde preventiva, visando melhorar sempre o seu atendimento rumo ao futuro, porque para frente é que se olha”.
Respostas pendentes
O UOL enviou e-mail para o serviço de atendimento da operadora Jardim América Saúde Ltda e para a assessoria de imprensa da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda, mas não obteve retorno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.