IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 16 de setembro

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 19h45

Mercado financeiro

A Bolsa fechou em queda de 1,43%, com 57.079,76 pontos, depois de duas altas seguidas. Os destaques negativos foram as ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil, que ajudaram a puxar o índice.

O dólar caiu 1,02%, cotado em R$ 3,268, em um dia de grande instabilidade. O mercado foi influenciado pelo noticiário político, por uma entrevista do presidente do Banco Central e pela expectativa de alta de juros nos EUA.

Leia mais

 

Cadê o emprego que estava aqui?

O Brasil perdeu 1,51 milhão de empregos em 2015. É o pior resultado em 31 anos e também a primeira vez em 24 anos que o país registra corte de vagas com carteira assinada. Os dados são do Ministério do Trabalho.

Com isso, o Brasil terminou 2015 com um total de 48,061 milhões de empregos formais, número menor que em 2014 e 2013.

Leia mais



Aumento negado

O presidente Michel Temer vetou integralmente o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional para os defensores públicos da União. Temer disse que a proposta “contraria o interesse público”. O maior reajuste previsto era de 60%, mas o presidente limitou a 7%.

Em nota, Temer disse que o aumento era muito maior que o concedido para outros servidores federais e estava acima da projeção da inflação.

Leia mais



Previdência na fila de espera

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a reforma da Previdência só vai ser votada em plenário em 2017, mesmo que o presidente Michel Temer envie a proposta ao Congresso neste mês.

Maia disse que a prioridade da Câmara vai ser aprovar a Proposta de Emenda à Constituição que impõe um teto para o crescimento dos gastos públicos nos próximos anos, encaminhada por Temer em junho.

Leia mais



Serviços em baixa

As empresas do setor de serviços do Brasil tiveram um faturamento 4,5% menor em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o pior desempenho para o período, nesse tipo de comparação, desde o início da série histórica, em 2012.

Já na comparação com junho, o mês anterior, o setor cresceu 0,7%. Com esses resultados, a queda acumulada no ano chegou a 4,8%, e, em 12 meses, a 4,9%. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Leia mais


Atenção, senhores passageiros...

Pelo 18º ano seguido, o aeroporto Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos, lidera o ranking dos aeroportos mais movimentados do mundo. Em 2015, foram cerca de 101 milhões de pessoas circulando por lá.

Para se ter uma ideia, esse número é 2,6 vezes maior do que o número de passageiros que passaram em 2015 pelo aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil, que recebeu 39 milhões de passageiros.

Leia mais