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Santander muda regra para cartão de crédito sem anuidade; clientes reclamam

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Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 17h47

O banco Santander mudou a forma de cobrar a anuidade de seu cartão de crédito Santander Free.

Desde 2006, quando o cartão foi lançado, o cliente precisava apenas usar o cartão todo mês para ficar livre da taxa, independentemente do valor da compra. Desde junho, o banco estabeleceu um gasto mínimo de R$ 100 para manter a gratuidade.

Agora, só fica livre da anuidade quem gasta, pelo menos, R$ 100 por mês em compras. Caso contrário, o banco cobra uma taxa mensal de R$ 24,50 (R$ 294 no ano). 

Alguns clientes não gostaram e usaram as redes sociais para reclamar:

 

Proteste: prática abusiva

Órgãos de defesa do consumidor também criticaram as novas regras.

Para a Proteste, a mudança configura prática abusiva por parte do banco, que teria descumprido com o contrato estabelecido com clientes antigos do cartão.

Santander: clientes foram informados

O Santander informou que as mudanças "estão em conformidade com o disposto em contrato, tendo havido uma prévia, ampla e adequada divulgação dessas informações aos clientes". 

O superintendente executivo de cartões do Santander, Rodrigo Cury, disse que o banco começou a informar os clientes a respeito das mudanças em abril, ou seja, com dois meses de antecedência. 

O banco enviou cartas aos clientes e divulgou a mudança em seu site, diz Cury. "Além disso, logo após a mudança, enviamos mensagens de texto aos usuários do cartão informando o quanto precisavam gastar no mês para não pagarem anuidade."