IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 04 de novembro

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 19h42

Balanço semanal

A Bovespa teve queda de 0,25%, para 61.598,40 pontos. Essa é a terceira baixa seguida da Bolsa, que interrompeu uma sequência de quatro altas semanais. No total, a Bovespa desvalorizou 4,21% na semana.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,15%, cotado em R$ 3,231. Essa é a segunda baixa seguida da moeda, que fecha a semana com alta de 1,08%.

Leia mais
 

Penúltimo lote do IR

 

A Receita Federal libera na próxima terça-feira a consulta ao sexto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2016. Restituições de 2008 a 2015 que caíram na malha fina também estão no lote.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site receita.fazenda.gov. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita ou ligar para o Receitafone, pelo número 146. As restituições vão ser pagas no dia 16 de novembro.

Leia mais
 

Norte deve crescer

O PIB da região Norte deve crescer 3,9% no ano que vem, a maior alta entre as regiões do Brasil. Em seguida, vem a região Nordeste, com aumento de 2,3%, e a Centro-Oeste, com 2,2%. A região Sudeste aparece em quarto lugar, com 1,4%. Já a Sul deve crescer 1,3%.

A projeção para o PIB nacional é de aumento de 1,5% para o ano que vem. O estudo foi feito pela consultoria Tendências.

Leia mais
 

Produção recorde

A produção diária de barris de petróleo no Brasil bateu recorde em setembro. Ao todo, foram 2,7 milhões de barris por dia, uma alta de 2,4% na comparação com agosto. O aumento da produção foi ainda maior se comparado a setembro do ano passado: 11,5%,

Os números foram divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP.

Leia mais
 

Crise financeira no RJ

 

O governo do Estado do Rio propôs hoje a criação de uma contribuição extraordinária a ser paga pelos servidores pelo próximo um ano e meio. Se aprovada a iniciativa, servidores pagarão 30% dos vencimentos para bancar o rombo do sistema da previdência.

A cota extra vai ter duração mínima de 16 meses e vai ser cobrada de servidores de todos os poderes e de todas as faixas de renda. Os aposentados também vão pagar.

Leia mais

 

Alta no IPC

O Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo voltou a subir em outubro e apresentou alta de 0,27% no mês após recuar 0,14% em setembro. Os dados foram divulgados hoje pela Fipe.

Em outubro, a maior pressão foi exercida pelos preços de Despesas Pessoais, que avançou 0,86% e teve um peso de 0,12 ponto percentual no IPC.

Leia mais

 

Agenda da semana

Na agenda da semana, o Banco Central divulga o Boletim Focus na segunda-feira. O relatório traz projeções do PIB, da inflação, da taxa básica de juros e da cotação do dólar até o fim do ano.