IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja passo a passo como os grãos da cevada viram malte, a alma da cerveja

Afonso Ferreira

Do UOL, em Passo Fundo*

04/11/2016 06h00

Como um grão de cevada, uma planta parecida com o trigo, se transforma no malte, tido por alguns como "a alma da cerveja"? A transformação, chamada de malteação, leva cerca de cinco ou seis dias e acontece num lugar chamado maltaria. 

No Brasil, atualmente, há apenas quatro maltarias em operação: em Porto Alegre, em Passo Fundo (RS), em Guarapuava (PR) e em Taubaté (SP). As duas primeiras pertencem à Ambev, fabricante de marcas como Skol, Brahma e Antarctica. A de Guarapuava pertence a uma cooperativa e a de Taubaté, a um grupo privado francês.

O UOL visitou a maltaria de Passo Fundo (RS) para acompanhar essa primeira etapa do processo de fabricação da cerveja.

O processo de malteação é relativamente simples: o grão de cevada é molhado e começa a brotar. Depois, fica em um local com temperatura controlada entre 15ºC e 25ºC até começar a germinar. Por fim, fica em uma estufa com temperaturas de até 80ºC para secar e parar de brotar.

É durante a germinação que a cevada adquire as enzimas que vão converter o amido do grão em açúcares. Posteriormente, esses açúcares serão convertidos em álcool no processo de fermentação da cerveja.

Brasil produz e também importa cevada

As maltarias da Ambev ficam no Rio Grande do Sul porque a empresa compra cevada produzida de cerca de 2.000 produtores desse Estado e do Paraná. Somada, a área de plantio desses produtores chega a 56 mil hectares, de acordo com a empresa.

A produção nacional de cevada se concentra na região Sul do país e soma 300 mil toneladas por ano, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Parece bastante, mas não é nem metade (43%) do que a indústria brasileira precisa para produzir malte. O país importa anualmente 400 mil toneladas de cevada, especialmente da Argentina e do Uruguai. Por ano, o país produz 1,3 milhão de toneladas de malte.

* O repórter viajou a convite da Ambev

O que faz um mestre cervejeiro?

UOL Notícias