IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 23 de novembro

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 19h59

Mercado financeiro

A Bolsa fechou com leve alta de 0,05%, com 61.985,91 pontos. As ações da Vale e do Bradesco tiveram ganhos. Os papéis das siderúrgicas e metalúrgicas fecharam em forte alta, com a Gerdau saltando 8%. Pelo lado negativo, as ações do Banco do Brasil, do Itaú Unibanco e da Petrobras fecharam em queda.

Já no mercado de câmbio, o dólar sobiu 1,12% e está cotado em R$ 3,394.

Leia mais

 

Alta de preços

O IPCA-15, que é considerado uma prévia da inflação, foi de 0,26% em novembro, o menor para o mês desde 2007. Em relação a outubro o indicador acelerou, já que a alta nos preços tinha sido de 0,19%. Os dados são do IBGE.

Itens como gastos com saúde e habitação puxaram de forma geral a alta nos preços em novembro. O litro do etanol subiu 7,29% no mês e, somando o aumento nos valores das multas de trânsito, que foi de 23,72%, o impacto no setor de transporte foi grande, de 0,46%.

Leia mais

 

Rio de Janeiro no sufoco

O Tesouro Nacional e o Rio de Janeiro estudam a melhor forma de realizar uma antecipação de receitas dos royalties do petróleo e da venda da sua dívida ativa para ajudar o Estado, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão após se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Segundo ele, a operação não requer necessariamente o aval do Tesouro, apesar de essa aprovação facilitar muito o processo.

Leia mais

 

Muitos aposentados e pouca receita

Os maiores Estados e municípios brasileiros vão ver as despesas com aposentados subir de uma média de 20% das receitas correntes para 28% até o fim da próxima década, apenas pelo crescimento da quantidade de beneficiários.

O cálculo foi feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que encerrou hoje uma auditoria sobre os maiores planos de previdência de Estados e municípios.

Leia mais

 

Greve e voos cancelados

Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa, uma das maiores da Europa, começaram nesta quarta-feira (23) uma greve de dois dias, o que levou ao cancelamento de centenas de voos.

No Brasil, até o momento, a companhia informou que seis voos serão afetados. A empresa disse que vai contatar os passageiros para agendar novas datas para as viagens.

Leia mais

 

Aposentem-se, por favor

A partir de hoje, os funcionários do Banco do Brasil que têm condições de se aposentar podem optar por sair da empresa. O PEAI (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada) faz parte de um plano de reestruturação do banco para reduzir R$ 750 milhões em despesas por ano.

Podem aderir ao programa trabalhadores que reunirem, até 31 de dezembro, condições para se aposentar pelo INSS ou pelos planos de previdência complementar do banco, como o Previ e o Economus. No Estado de São Paulo, há 5.615 funcionários que se encaixam nesse perfil, de um total de 29.762. No país, são 18 mil, de um total de 109.159 trabalhadores.

Leia mais

 

Agenda

Amanhã, os mercados norte-americanos ficam fechados por causa do feriado do dia de ação de graças.

O Banco Central também divulga o relatório da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.