IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 29 de novembro

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 20h06

Mercado financeiro

A Bovespa fechou em queda de 2,97%, com 60.986,52 pontos. A baixa foi influenciada pela desvalorização das ações da Vale, da Petrobras e dos bancos.

No mercado de câmbio, o dólar teve alta de 0,33%, cotado em R$ 3,396. A moeda americana sofreu influência da queda dos preços do petróleo no mercado global pelo excesso da oferta do produto.

Leia mais
 

Mais desemprego

 

O desemprego no Brasil foi de 11,8%, em média, no trimestre de agosto a outubro. O número de desempregados no Brasil foi de 12 milhões de pessoas neste período.

São cerca de 195 mil desempregados a mais do que no trimestre de maio a julho, mas o resultado é considerado estável. Os dados são do IBGE

Leia mais
 

Alívio nas contas

A primeira parcela do 13º salário deve ser depositada na conta dos trabalhadores até esta quarta-feira. O benefício vale para quem não pegou metade durante as férias. A segunda parcela, que tem os descontos do INSS e do IR, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Para quem já estava trabalhando em janeiro deste ano, a primeira parte do 13º vai ser a metade do salário do contribuinte sem os descontos de impostos.

Leia mais
 

Inflação do aluguel

O IGP-M, a inflação do aluguel, caiu 0,03% em novembro depois de subir 0,16% em outubro. A variação acumulada até novembro deste ano é de 6,6%.

Em 12 meses, o índice registrou alta de 7,12%. O índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos de energia elétrica e aluguel de imóveis. Os números foram divulgados pela FGV.

Leia mais
 

Boa notícia para os motoristas

Os donos de carros no Estado de São Paulo vão pagar IPVA 4,8% mais barato, em média, em 2017. O cálculo inclui motos, automóveis, utilitários, caminhões, micro-ônibus e ônibus. Se apenas os automóveis forem considerados, a baixa vai ser de 5,3%.

O IPVA caiu 3,3%, em média, em 2016. Os dados são da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Leia mais
 

Revisão do PIB

 

O PIB dos EUA teve alta de 3,2% no terceiro trimestre de 2016, o melhor resultado em dois anos. O índice foi estimado em 2,9% no período, mas foi revisado e aumentou 0,3 ponto percentual.

No segundo trimestre, a economia dos EUA teve alta de 1,4%. A divulgação dos dados foi feita pelo Departamento de Comércio do país.
 

Leia mais
 

Agenda econômica

Na agenda econômica, o IBGE divulga amanhã o PIB do Brasil no 3º trimestre deste ano. Já o Copom, Comitê de Política Monetária, faz a segunda reunião para decidir a taxa básica de juros.