IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 30 de novembro

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 20h14

Mercado financeiro

A Bolsa teve alta de 1,51%, com 61.906,36 pontos. As ações da Petrobras saltaram mais de 10,6% e ajudaram a puxar o índice. É a maior alta percentual diária dos papéis da estatal desde março.

Já no mercado de câmbio, o dólar caiu 0,25% e está cotado em R$ 3,387. No mês, a moeda norte-americana caiu 6,2%.

Leia mais

 

Corte de juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, para 13,75% ao ano. É a segunda redução seguida da taxa.

Na última reunião, em outubro, o BC já havia cortado a Selic de 14,25% para 14% ao ano.

Leia mais

 

Economia em recessão

A economia brasileira continua encolhendo e o PIB caiu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, o PIB caiu 2,9%.

Está é a décima queda seguida na comparação anual e o sétimo recuo na comparação trimestral. Em ambas as medições, trata-se da maior sequência de resultados negativos em 20 anos.

Leia mais

 

Atenção ao eSocial

Todo funcionário que tem direito ao 13º salário recebeu a primeira parcela até hoje. Isso inclui os empregados domésticos. Além da parcela, o patrão deve ficar atento para não perder o prazo de pagamento dos valores referentes ao eSocial sobre essa parte do 13º, que vai até 7 de dezembro.

A segunda parcela é paga até 20 de dezembro.

Leia mais

 

Primeira privatização de Temer

A companhia italiana Enel adquiriu, por R$ 2,187 bilhões, o controle da distribuidora elétrica Celg. Esta é a primeira privatização desde que Michel Temer assumiu a presidência do Brasil. As informações são da Aneel.

A Enel foi a única empresa a apresentar oferta pelo controle da companhia que distribui energia no estado de Goiás e pagou valor 28,03% superior ao mínimo exigido pelo governo por 94,84% das ações.

Leia mais

 

Cancelamento sem taxa

Torcedores que haviam comprado passagem aérea para assistir aos jogos da final da Copa do Brasil ou da Copa Sul-americana poderão remarcar a viagem sem precisar pagar taxa. Outra opção é cancelar o bilhete e pedir o reembolso integral.

Após o acidente aéreo com o time da Chapecoense, a CBF adiou o último jogo da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG. Já a decisão da Copa Sul-americana foi cancelada pela Conmebol.

Leia mais

 

Fim de ano sem gastos

O endividamento é apontado por 40% dos consumidores como a principal causa para não irem às compras neste Natal e Fim de Ano. As informações são da sondagem nacional Hábitos de Consumo, da consultora de crédito Boa Vista SCPC.

O desemprego é o segundo motivo, com 29%. E priorizar pagamentos das contas da casa é o terceiro, com 17%.

Leia mais

 

Agenda

Amanhã o Índice de Preços ao Consumidor Semanal é divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

O resultado comercial do Brasil com o exterior também será divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento.