Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 9 de dezembro

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Mercado financeiro

A Bolsa teve queda de 0,29%, com 60.500,62 pontos. Os resultados foram puxados, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e da mineradora Vale.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,3% e está cotado em R$ 3,373. É a quinta baixa seguida da moeda.

Leia mais

 

Inflação

A inflação oficial no Brasil fechou o mês de novembro em 0,18%, o que representa uma desaceleração em relação a outubro, quando a alta dos preços havia sido de 0,26%. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE.

Em novembro do ano passado, a inflação havia sido de 1,01%. Este é o menor índice para os meses de novembro desde 1998, quando registrou queda de 0,12%. A alta dos preços acumulada no ano é de 5,97%.

Leia mais

 

Queda na produção industrial

A produção industrial recuou em 11 dos 14 locais pesquisados entre setembro e outubro, de acordo com pesquisa do IBGE.

As quedas mais intensas foram registradas em Minas Gerais (-7,6%) e Pará (-4,2%). Na outra ponta, houve expansão da indústria no Rio de Janeiro (3,4%), Paraná (2,7%) e Pernambuco (1,5%). Em outubro, a indústria brasileira recuou 1,1%.

Leia mais

 

Proteção ao emprego

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que a manutenção do programa de proteção ao emprego vai evitar demissões de mais de 200 mil trabalhadores.

O sistema, criado durante o governo Dilma, reduz em 30% o custo das empresas com salários, em troca da manutenção dos postos de trabalho por empresas em crise.

Leia mais

 

Ibama liberou

O projeto de minério de ferro da mineradora Vale, em Canaã dos Carajás, no Pará, recebeu a licença de operação do Ibama.

Este é o maior projeto da história da Vale e tem previsão para entrar em operação ainda neste ano.

Leia mais

 

Feijão não é mais vilão

Eles foram vilões da inflação, mas agora viraram e ajudaram a desacelerar os preços. Feijão e tomate foram os alimentos que tiveram as maiores reduções de preço em novembro, segundo o IBGE.

Em julho, o feijão chegou a subir 41,78%, mas no mês passado, o produto registrou queda de 17,52%. O tomate ficou 15,15% mais barato em novembro.

Leia mais

 

Planos de saúde suspensos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras por causa de reclamações dos clientes. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.

A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS.

Leia mais

 

Agenda

Na segunda, o Ministério do Desenvolvimento divulga o resultado da balança comercial do Brasil com o exterior.

O Banco Central também divulga o relatório Focus, que compila a opinião de instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos