Bolsas

Câmbio

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta terça, 17 de janeiro

Do UOL, em São Paulo

Bolsa sobe, dólar cai

A Bolsa fechou em alta de 0,82%, com 64.354,65 pontos, o maior nível de fechamento desde 31 de outubro. A alta de hoje foi puxada pelo avanço de mais de 2% das ações do Bradesco e do Itaú Unibanco, além do desempenho positivo dos papéis do Banco do Brasil, da Ambev e de parte das ações da Petrobras e Vale.

O dólar caiu 0,81%, cotado em R$ 3,212, após duas altas seguidas. A sessão foi influenciada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio e também pela queda da moeda americana no exterior.

Leia mais
 

Pela retomada do crescimento

Em ata do Copom divulgada hoje, o Banco Central declarou que a redução mais intensa na taxa básica de juros deve ajudar na estabilização e retomada da atividade econômica.

Na semana passada, o BC cortou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.  A queda da taxa é vista por economistas como uma das únicas ferramentas do governo para impulsionar a economia.

Leia mais


Pé no freio

O Ministério do Planejamento informou que vai liberar só 16% dos gastos previstos no Orçamento de 2017 no primeiro trimestre deste ano. No ano passado, foram liberados 25% entre janeiro e março.

De acordo com o ministério, a contenção de despesas nos três primeiros meses em relação ao mesmo período de 2015 sinaliza o compromisso do governo para conter os gastos públicos.

Leia mais


De olho no pagamento
 

Os motoristas do Estado de SP donos de veículos com placa de final 8 devem pagar amanhã, quarta-feira, a primeira parcela do IPVA, ou o valor integral com desconto de 3%. Além disso, também é preciso pagar o seguro DPVAT, que é obrigatório para todos os veículos.

Para fazer o pagamento, é só ir até uma agência bancária credenciada com o número do Renavam. Também é possível pagar o licenciamento antecipado ou esperar até o mês de vencimento.

Leia mais


Seguro-desemprego liberado

O governo anunciou que o dinheiro do seguro-desemprego, que estava atrasado desde o dia 11, foi transferido para a Caixa. Só que o pagamento do benefício vai ser feito de forma escalonada, pelo número de PIS do trabalhador, para evitar filas nas agências.

O governo não informou quantos trabalhadores foram afetados pelo atraso. O motivo da demora alegado pelo Ministério do Trabalho foi o cálculo do reajuste do seguro-desemprego, acompanhando o aumento do salário mínimo.

Leia mais
 

Pente-fino do INSS

Mais de 2 milhões de pessoas que recebem benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS devem passar por novas perícias de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O objetivo do pente-fino é revisar os benefícios e suspender o pagamento àqueles em condições de voltar ao trabalho.

A revisão tinha sido anunciada em julho, mas a Medida Provisória 739 perdeu a validade em novembro, suspendendo as avaliações. No começo deste mês, o presidente Michel Temer publicou uma nova medida provisória para retomar as análises. Quem já fez 60 anos e recebe aposentadoria por invalidez não vai passar pelo pente-fino.

Leia mais


Brexit confirmado

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou o plano de saída do Reino Unido da União Europeia, seguindo o resultado do referendo feito no ano passado no país.

May confirmou que o Reino Unido vai deixar o mercado único da União Europeia e vai buscar um "ambicioso" acordo de livre comércio com o bloco. Na opinião dela, continuar no bloco deixaria o Reino Unido sujeito às leis da União Europeia, o que impediria o grupo de buscar os próprios acordos comerciais.

Leia mais


Concentração de riqueza

Os seis homens mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que toda a metade mais pobre da população do país, estimada em 100 milhões de brasileiros. Os dados são da ONG britânica Oxfam, usando como base levantamentos da revista Forbes e dados de um relatório do banco Credit Suisse.

Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, sócios da Ambev, e mais Joseph Safra, dono do banco Safra, Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, e João Roberto Marinho, herdeiro do grupo Globo, têm juntos cerca de R$ 258 bilhões, de acordo com lista da Forbes de 2016.

Leia mais


Agenda

Amanhã a Fipe divulga o IPC da segunda quadrissemana de janeiro, que apura a inflação para famílias com renda de até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo.

O Banco Central divulga o fluxo cambial da semana, com o movimento de entrada e saída de dólares do País.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos