IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não sabe se tem dinheiro no FGTS? Veja como descobrir usando app no celular

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2017 11h59

No final do ano passado, o governo anunciou que os trabalhadores poderão sacar todo o saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que estavam inativas até 31 de dezembro de 2015.

Essas contas inativas são criadas quando o trabalhador deixa o emprego. Atualmente, ele só pode sacar o dinheiro em alguns casos, como ao se aposentar, para comprar a casa própria ou quando completa três anos desempregado.

O anúncio fez muitas pessoas correrem para saber quanto dinheiro têm no FGTS. Uma das formas disponíveis para saber seu saldo é o aplicativo de celular.

1º passo: saber o nº do PIS, Pasep ou NIT

Antes de usar o aplicativo, é fundamental saber o número do PIS/Pasep ou o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). O NIT é um código de identificação fornecido pela Previdência Social para quem não tem inscrição no PIS ou no Pasep --como o trabalhador doméstico, por exemplo.

Esses números podem ser localizados no cartão PIS/Pasep ou na carteira de trabalho.

Se não encontrar esses números, é possível ligar e perguntar na Central de Atendimento da Previdência Social: telefone 135, funciona das 8h às 23h, de segunda-feira a sábado. É preciso informar alguns dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento. O número é fornecido na hora.

Onde baixar?

O aplicativo está disponível para download gratuito em celulares de qualquer sistema operacional: Android (na Google Play), iOs (na App Store) e Windows (na Windows Store).

Cadastrar senha

Além do número do PIS, Pasep ou NIT, é preciso ter uma senha cadastrada.

Se ainda não tiver cadastro, clique em "primeiro acesso", preencha com seus dados e crie uma senha para fazer o login. O cadastro também pode ser feito no endereço http://zip.net/bhtDZS (link encurtado e seguro).

Usando o app

Feito o login com a senha, é preciso confirmar ou atualizar o endereço. 

As contas e saldos vão aparecer na tela. Clicando em cada conta, aparece o extrato com informações mais detalhadas.

A Caixa produziu um vídeo mostrando como usar o aplicativo, com mais detalhes. Confira clicando aqui.

Além do verificar o saldo e atualizar seu endereço, também é possível ver quais os postos de atendimento mais próximos.

Outras formas de consultar: site, SMS e agências

Além do aplicativo, há outras formas de saber o seu saldo do FGTS:

Agência da Caixa: O trabalhador pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando documentos de identificação, carteira de trabalho e o número do PIS,

Pela internet: Com o número do PIS, Pasep ou NIT em mãos, acesse o endereço http://zip.net/bhtDZS (link encurtado e seguro). Nessa página, preencha um cadastro (com nome completo, nome do pai, nome da mãe, CPF, RG, título de eleitor e data de nascimento), confirme os dados e crie uma senha.

Por mensagem de SMS: O trabalhador pode se cadastrar para receber informações do extrato do FGTS por mensagens no celular. Porém, ao aderir a esse serviço, deixa de receber o extrato bimestral em papel em casa. O extrato anual do FGTS, com as informações consolidadas do ano, continuará a ser enviado pelo correio.

Como se cadastrar: Com o número do PIS, Pasep ou NIT em mãos, acesse o endereço http://zip.net/bhtDZS (link encurtado e seguro). Nessa página, preencha um cadastro (com nome completo, nome do pai, nome da mãe, CPF, RG, título de eleitor e data de nascimento), confirme os dados e crie uma senha.